Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1852679083782206pt_BR
dc.contributor.advisor1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDCORRÊA, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7748176565683643pt_BR
dc.contributor.referee1CEZÁRIO, Danilo de Sousa.-
dc.contributor.referee2LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade discutir sobre a importância da família e da escola na educação e inclusão da criança surda, apresentando os desafios enfrentados por estes grupos para a formação da criança surda. Considerando que a maioria das crianças surdas nasce em lares de pais ouvintes, que desconhecem a Língua Brasileira de Sinais, as interações na escola inclusiva e na família tornam-se fundamentais para o desenvolvimento linguístico da criança. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar e refletir sobre a relação traçada entre a família e a escola para promover inclusão da criança surda. Como objetivos específicos, delimitamos: conhecer a relação entre linguagem e aprendizado na família; identificar as estratégias e recursos utilizados pela escola regular para favorecer o aprendizado bilíngue do surdo; reconhecer os benefícios do trabalho, em parceria, realizado por estes grupos sociais. A partir destas inquietações, buscamos na literatura trabalhos que abordassem a temática, portanto, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa e a coleta de informações baseou-se na pesquisa bibliográfica na qual utilizaremos como base teórica, as pesquisas de autores, tais como: Franco, Biroli, Bettinardi, Barbosa, Brasil, Strobel, Lacerda, Damásio, Fonseca, Botelho, entre outros, para fundamentar a referente pesquisa. Como principais resultados, constatamos a relevância da parceria entre a família e a escola, sendo primordial o desenvolvimento das crianças surdas para expandir um ambiente linguístico de aprendizado e de superação das dificuldades que se impõem na vida escolar e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleParceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.pt_BR
dc.date.issued2017-09-06-
dc.description.abstractThe present work has the purpose discuss about importance of family and of the school in the inclusion and education of the deaf child, showing the challenges faced by these groups for the deaf child's formation. Whereas most of the deaf children are born in homes of hearing parents, which unaware the Brazilian Language Signs, the interactions in inclusive schools and in the family become essential to linguistic development of the child. Therefore, the general goals this research is to investigate and reflect about, the established relation between the family and the school to promote the inclusion of deaf child. As the specific objectives, we delimited: to know the relation between language and learning in the family; identify the strategies and resources used by regular school to promote the bilingual learning of the deaf; recognize the benefices of the work, in partnership, held by these social groups. From these concerns, we seek, in the literature, works that approached the theme, therefore, the research have a qualitative approach and the information gathering was based on bibliography research in which we will use as theorical basis, the authors‟ researches, such as: Franco, Biroli, Bettinardi, Barbosa, Brasil, Strobel, Lacerda, Damásio, Fonseca, Botelho among others, to substantiate the referring survey. As the main results, we verified the relevance of the partnership between the family and the school, and this primordial to the deaf children's development to expand a linguistic atmosphere of learning and of overcoming of the difficulties that are imposed in the school and social life.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4475-
dc.date.accessioned2019-06-21T11:08:25Z-
dc.date.available2019-06-21-
dc.date.available2019-06-21T11:08:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de surdopt_BR
dc.subjectCriança surda- formaçãopt_BR
dc.subjectRelação família - escolapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducation of deafpt_BR
dc.subjectDeaf child- trainingpt_BR
dc.subjectFamily - school relationshippt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Edilma da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePartnership between family and school in the education and inclusion of the deaf child.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Edilma da Silva. Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda. 2017. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILMA DA SILVA ARAÚJO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfEdilma da Silva Araújo. Monografia Pedagogia. CFP 2017.366.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.