Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4476
Title: Formação, saberes e práticas docentes: concepções e perspectivas atuais.
Other Titles: Training, knowledge and teaching practices: current conceptions and perspectives.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Jéssica Carneiro de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes Campos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA , Maria Thais de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , José Amiraldo Alves da.
Keywords: Formação;Saberes;Práticas docentes;Formation;You know;Teaching practices
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Jéssica Carneiro de. Formação, saberes e práticas docentes: concepções e perspectivas atuais. 2016. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objeto de estudo formação, práticas e saberes docentes: concepções e perspectivas atuais. Tendo como objetivo geral analisar a formação, os saberes e práticas que fundamentam o exercício da profissão docente nos anos iniciais do ensino fundamental I. E como específicos refletir o processo de formação inicial e contínua e sua importância na atuação docente; identificar os saberes docentes e sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I; Caracterizar as práticas docentes desenvolvidas no processo de construção de conhecimento nos anos iniciais do ensino. A escolha do tema surgiu a partir da disciplina seminários temáticos I, que possibilitou compreender a relevância de estudos e debates pertinentes a esta área de conhecimento. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, com o intuito de proporcionar uma maior aproximação com o objeto de estudo. A pesquisa foi realizada em dois momentos: inicialmente foi realizada uma revisão de literatura, tendo como aporte teórico os seguintes autores: Tardif (2010), Alarcão (2008),Pimenta (2007), Imbernón (2005), , Demo (1993), Nóvoa (1992) entre outros autores, visando compreender como se dá na formação docente a construção de saberes e como estes são materializados e desenvolvidos na prática educativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Em seguida, foi realizada a pesquisa de campo com 05 ( cinco) docentes, que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental I, em uma escola da rede estadual, na cidade de Sousa-PB. Na coleta de dados foi aplicada como instrumento uma entrevista semiestruturada composta por 09 questões. Os dados mostraram que as docentes consideram importante a formação visto que a maioria possui graduação Licenciatura em Pedagogia, em sua área de atuação profissional, porém ratificam a necessidade da realização da formação continuada, visto que a maioria das docentes não possuem tal curso. Revelam que os saberes são fundamentais para evidenciar os conhecimentos que os professores desenvolvem no decorrer da sua prática, e também servem como referência para solucionar os problemas do cotidiano de sala de aula.
Abstract: This work was the subject of study training, practice and teaching knowledge: concepts and current perspectives, with the purpose the following objectives: General: to analyze the training, knowledge and practices that underlie the exercise of the teaching profession in the early years of elementary school ; and specific: to reflect the initial and continuous training process and its importance in teaching practice; identify teaching knowledge and its contribution to the process of teaching and learning in the early years of elementary school; Characterize teaching practices developed in the construction of knowledge in the early years of education. The choice of theme emerged from the thematic seminars discipline I, which enabled us to understand the relevance of studies and discussions relevant to this area of knowledge. The methodological procedure used was a qu/alitative research of the exploratory type, in order to provide a closer relationship with the object of study. The survey was conducted in two stages: initially performed a literature review, having as theoretical support the following authors: Tardif (2010), Pepper (2007), Imbernon (2005), Novoa (1997) Demo (1993) among others authors, to understand how is the teacher training to build knowledge and how they are materialized and developed in educational practice in the early years of elementary school? Then, the field research was conducted with 05 (five) teachers who work in the early years of elementary school, in a state school in the city of Sousa-PB. Data collection was used as a tool A semi-structured interview consisting of 10 questions. The data showed that teachers consider important training since most have graduate degree in Pedagogy in his professional area, but underscored the need for completion of continuing education, as most teachers do not have training courses. They reveal that knowledge is fundamental to highlight the knowledge that teachers develop in the course of their practice, and also serve as a reference to solve the classroom everyday problems.
Keywords: Formação
Saberes
Práticas docentes
Formation
You know
Teaching practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4476
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA CARNEIRO DE ANDRADE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfJéssica Carneiro de Andrade. Monografia Pedagogia. CFP 2016.312.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.