Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. J.C. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4835046809668658pt_BR
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.-
dc.contributor.advisor1IDGALVÃO, S. K. Spt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884866393566827pt_BR
dc.contributor.referee1GUERRA, Verônica Alcântara.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita Cruz de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.silva-
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido pretendendo apreender o posicionamento dos professores da Rede de Ensino no Município de São José dos Cordeiros – PB, a respeito da abordagem dos Temas Transversais (gênero e sexualidade) em sala de aula. Para tal, parte da discussão entre as diversas Representações Socais feitas pelos professores pesquisados e o conhecimento de cada um deles sobre essa temática sob à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Este trabalho pretende ainda, apontar e discutir as lacunas existentes sobre este tema junto a atuação em sala de aula de professores que, na maioria das vezes, desconhecem a temática e como a mesma deve ser trabalhada. Nesta perspectiva, o trabalho mostra a dificuldade do ensino dessa temática relatado pelos professores, tendo em vista a falta de conhecimento sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa e utilização de técnica de questionários com onze (11) questões e amostra de vinte e nove (29) professores de sete (07) escolas no município. Com este trabalho foi possível observar que tanto professores quanto as escolas não estão preparados para ensinar esta temática, não sentem-se confortáveis em falar por não ter conhecimento e por ser um tema muito complexo que gera muita polêmica dentro da sociedade, mesmo muitos acreditando que é essencial discuti-lo junto dos discentes para que se possa diminuir o preconceito e, consequentemente, a violência simbólica e física de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleGênero e educação: as práticas docentes no município de São José dos Cordeiros- PB.pt_BR
dc.date.issued2018-08-10-
dc.description.abstractThe present work was developed aiming at apprehending the positioning of the teachers of the Teaching Network in the Municipality of São José dos Cordeiros - PB, regarding the approach of the Transversal Themes (gender and sexuality) in the classroom. For this, part of the discussion between the different Social Representations made by the teachers researched and the knowledge of each of them on this subject under the light of the National Curricular Parameters. This work intends to point out and discuss the existing gaps in this topic along with the classroom performance of teachers who, for the most part, are unaware of the theme and how it should be worked out. In this perspective, the work shows the difficulty of teaching this topic reported by teachers, given the lack of knowledge about the subject. This is an exploratory study with a quantitative-qualitative approach and use of questionnaire technique with eleven (11) questions and a sample of twenty-nine (29) teachers from seven (07) schools in the municipality. With this work it was possible to observe that both teachers and schools are not prepared to teach this subject, they do not feel comfortable speaking because they do not have knowledge and because it is a very complex topic that generates a lot of controversy within the society, even many believing that it is essential to discuss it with the students in order to reduce prejudice and, consequently, symbolic and physical violence of gender.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4492-
dc.date.accessioned2019-06-21T16:34:15Z-
dc.date.available2019-06-21-
dc.date.available2019-06-21T16:34:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Ana Jaqueline Campos de Moraes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender and education: the teaching practices in the municipality of São José dos Cordeiros-Paraíba- Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ana Jaqueline Campos de Moraes da. Gênero e educação: as práticas docentes no município de São José dos Cordeiros- Paraíba- Brasil. 2018. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4492pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA JAQUELINE CAMPOS DE MORAES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2018..pdfAna Jaqueline Campos de Moraes da Silva TCC - Ciências Sociais 2018.602.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.