Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4495
Title: A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação.
Other Titles: Youth and Adult Education and Higher Education: challenges of young and adult students entering the undergraduate program.
???metadata.dc.creator???: TORRES, Ítalo Ranielli Bezerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Wallace Ferreira Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Isaac Alexandre da.
Keywords: Educação de jovens e adultos - EJA;Acesso ao ensino superior;Justiça social;Social justice;Youth and Adult Education
Issue Date: 9-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TORRES, Ítalo Ranielli Bezerra. A EJA e o Ensino Superior: desafios do ingresso de estudantes jovens e adultos na graduação. 2018. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4495
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho traz uma visão sociológica acerca de alguns fatores que permeiam a decisão do estudante da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos – EJA ao terminar do ensino médio de cursar ou não o Ensino Superior. O objetivo principal é destacar alguns fatores que colaboram para a tomada de decisão do estudante acerca do ingresso ou não no ensino superior, a principal motivação ao trabalhar esse tema é a necessidade de se ter respostas sobre o porquê poucos estudantes da EJA ingressam e permanecem no ensino superior. A Pesquisa passa por uma fase de análise histórica dessa modalidade de ensino, trazendo fatos que por décadas estiverem presentes na educação de jovens e adultos no Brasil, depois passando pela história de oferta de ensino superior no país. A pesquisa de campo utiliza-se de questionários direcionados a estudantes de três turmas do terceiro ano do ensino médio de três escolas estaduais do cariri paraibano, essas localizadas nas cidades de Monteiro, Sumé e Serra Branca, cidades essas que estão ligadas geograficamente ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido CDSA, campus da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, e também ao campus VI da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Consequentemente essas três cidades geram muitos ingressos para esses campus, esse também foi um dos critérios para a escolha do campo de pesquisa. Os resultados nos apontam para fatores de ordem social, econômica e cultural que interferem diretamente na opção dos estudantes em pleitearem uma vaga no ensino superior.
Abstract: This work brings a sociological view about some factors that permeate the student’s decision of the Young and Adults Education modality - EJA when finishing high school to attend or not Higher Education. The main objective is to highlight some of the factors that contribute to student decision-making about whether or not to enter higher education, the main motivation when working on this topic is the need to get answers about why few EJA students enter and remain higher education. The research goes through a phase of historical analysis of this teaching modality, bringing facts that for decades have been present in the education of young people and adults in Brazil, then going through the history of higher education offer in the country. The field research uses questionnaires aimed at students from three classes of the third grade high school in three public schools of the Cariri region of Paraíba, located in the cities of Monteiro, Sumé and Serra Branca, which are geographically linked to the Sustainable Development Center of the Semi-arid - CDSA, campus of the Federal University of Campina Grande - UFCG, and also to the campus VI of the State University of Paraíba - UEPB. Consequently, these three cities generate a lot of entrants for these campuses, this was also one of the criteria for choosing the research field. The results point to social, economic and cultural factors that directly interfere in the students' choice to apply for a vacancy in higher education.
Keywords: Educação de jovens e adultos - EJA
Acesso ao ensino superior
Justiça social
Social justice
Youth and Adult Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4495
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÍTALO RANIELLI BEZERRA TORRES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2018..pdf Ítalo Ranielli Bezerra Torres - TCC Ciências Sociais CDSA 2018.451.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.