Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4497
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, A. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7098171608648339pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, José Marciano.-
dc.contributor.advisor1IDMONTEIRO, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1364782229198714pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA JÚNIOR, José.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.sousa-
dc.description.resumoO presente trabalho demonstra uma análise sobre a prática da pesquisa, principal ferramenta científica das Ciências Sociais, que aparecem no currículo do ensino médio brasileiro englobadas na disciplina de Sociologia, campo de delimitação escolhido para a referida análise. O levantamento foi realizado através de questionário aplicado a parte dos professores da disciplina em escolas públicas, nos municípios de Serra Branca e Sumé – Paraíba. O trabalho contempla alguns marcos regulatórios como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular. Além de autores como os professores Pedro Demo, Amurabi Oliveira, Paulo Freire, entre outros. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento exploratório da perspectiva sobre a prática da pesquisa enquanto ferramenta pedagógica de ensino na disciplina de Sociologia no ensino médio, em seus variados aspectos relevantes e implicações. A questão norteadora é: Qual a relevância da pesquisa e suas aplicações no ensino médio, especificamente no cenário do cariri paraibano? Desenvolveu-se também uma análise do livro didático Sociologia em Movimento, livro utilizado pelos entrevistados em suas aulas de Sociologia. Portanto, a partir de um levantamento teórico do tema com os marcos regulatórios, reconhecidos teóricos da área, a análise do livro didático utilizado no campo delimitado da pesquisa, foi então aplicado um questionário destinado aos professores das respectivas cidades. Através deste material, empenhou-se uma reflexão sobre a prática da pesquisa nos referidos municípios do cariri ocidental paraibano e com isso evidenciou-se alguns aspectos entre a teoria e a prática na área estudada, como os tipos de pesquisa que são utilizados, a concepção dos entrevistados em relação a pesquisa, sua relevância e dificuldades enfrentadas para a sua aplicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.titleA pesquisa enquanto método de ensino de Sociologia no Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2018-03-07-
dc.description.abstractThe present work demonstrates an analysis about the practice of research, the main scientific tool of the Social Sciences, that appear in the curriculum of Brazilian high school included in the discipline of Sociology, field of delimitation chosen for this analysis. The survey was carried out through a questionnaire applied to the teachers of the subject in public schools, in the municipalities of Serra Branca and Sumé - Paraíba. The work includes some regulatory frameworks such as the National Curricular Parameters, Curricular Guidelines for High School, the National Curricular Common Base. In addition to authors such as teachers Pedro Demo, Amurabi Oliveira, Paulo Freire, among others. The objective of this work is to make an exploratory survey of the perspective on the practice of research as a pedagogical tool of teaching in the discipline of Sociology in high school, in its various relevant aspects and implications. The guiding question is: What is the relevance of the research and its applications in high school, specifically in the Paraíba cariri scenario? An analysis of the didactic book Sociology in Motion was also developed, a book used by the interviewees in their Sociology classes. Therefore, from a theoretical survey of the subject with the regulatory frameworks, recognized theorists of the area, the analysis of the didactic book used in the delimited field of the research, a questionnaire was then applied to the teachers of the respective cities. Through this material, a reflection on the practice of the research in the mentioned municipalities of western Cariri Paraibano was undertaken and with that some aspects between the theory and the practice in the studied area were evidenced, like the types of research that are used, the conception of respondents in relation to the research, its relevance and difficulties faced for its application.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4497-
dc.date.accessioned2019-06-25T14:37:02Z-
dc.date.available2019-06-25-
dc.date.available2019-06-25T14:37:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectSociologia e ensino médiopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensino de sociologiapt_BR
dc.subjectSociology teachingpt_BR
dc.subjectSociology and High Schoolpt_BR
dc.subjectPesquisa e sociologiapt_BR
dc.subjectResearch and sociologypt_BR
dc.subjectMethodology of sociology teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Aline Gonçalves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe research as a method of teaching Sociology in Cariri Paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Aline Gonçalves de. A pesquisa enquanto método de ensino de Sociologia no Cariri Paraibano. 2018. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4497pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE GONÇALVES DE SOUSA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2018..pdfAline Gonçalves de Sousa - TCC Ciências Sociais CDSA 2018.336.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.