Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4499
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PEREIRA, F. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva. | - |
dc.contributor.advisor1ID | GALVÃO, S. K. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1884866393566827 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita da Cruz. | - |
dc.contributor.referee2 | VIEIRA, Jéssica da Silva. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.pereira | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa como a desigualdade de gênero e a violência contra mulher são abordados nos seis livros didáticos de sociologia aprovados no PNLD 2015, Programa Nacional do livro didático que são eles: Sociologia para o Ensino Médio, Tempos Modernos Tempos de Sociologia, Sociologia, Sociologia em Movimento, Sociologia Hoje, Sociologia para jovens do século XXI. Buscou-se encontrar diversos conceitos presentes nessa categoria de análise, para que a correlação entre desigualdade de gênero, violência contra mulher e o Livro Didático de Sociologia ofereça um amplo arcabouço a ser analisado em uma investigação sociológica, como é o caso desta pesquisa que nos propusemos a concretizar, uma vez que o livro didático é um importante instrumento em sala para o professor ,e também pode ser um formidável aliado na desconstrução e desnaturalização da desigualdade de gênero e violência contra mulher na sociedade. Assim, chegamos a reflexão dos conceitos elaborados como categoria de análise nos livros didáticos, dos quais os aspectos encontram-se mais presentes, como identidade de gênero, direitos, violência, mercado de trabalho, a questão da desnaturalização, patriarcalismo e construção social versus biológico. Partindo da premissa de que trabalhar conteúdos ligados a igualdade de gênero e violência contra mulher nas aulas de Sociologia é condição indispensável para a desconstrução das visões e ações machistas que ocorrem no dia-a-dia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Desigualdade de gênero e violência contra mulher: o que dizem os livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio? | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-03-19 | - |
dc.description.abstract | This paper examines how gender inequality and violence against women are discussed Sociology textbooks six passed the PNLD 2015, Program Nacional the Book didacticwho are they: Sociology for high school, Modern Times, Times of Sociology, Sociology, Sociology on the move, Sociology Today, Sociology for young people of the 21st century. Sought to find several concepts present in this category of analysis so that the correlation between gender inequality, violence against woman and the Textbook of Sociology offer a comprehensive framework to be parsed in a sociological research, as is the case of this research that we set out to achieve since the textbook is an important instrument in the room for the teacher, and also can be a formidable ally in deconstruction and denaturalization of gender inequality and violence against women in society. So, we get the reflection of the concepts developed as a category of analysis in textbooks, of which aspects are more present, as gender identity, rights, violence, the labuor market, the issue of denaturalization, Patriarchy e biological versus social construction. Starting from the premise that work related content gender equality and violence against women in Sociology classes is essential for the deconstruction of the visions and sexist actions that occur on a daily basis. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4499 | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-25T15:27:50Z | - |
dc.date.available | 2019-06-25 | - |
dc.date.available | 2019-06-25T15:27:50Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Violência contra a mulher | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Livros de didáticos de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Análise de livros didáticos de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Violence against women | pt_BR |
dc.subject | Gender inequality | pt_BR |
dc.subject | Sociology textbooks | pt_BR |
dc.subject | Sociology teaching | pt_BR |
dc.subject | Sociology textbook analysis | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro didático - PNLN | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Flávia da Costa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Gender inequality and violence against women: what do sociology textbooks say for high school? | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Flávia da Costa. Desigualdade de gênero e violência contra mulher: o que dizem os livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio? 2018. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4499 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FLAVIA DA COSTA PEREIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2018..pdf | Flávia da Costa Pereira - TCC Ciências Sociais CDSA 2018. | 395.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.