Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.-
dc.contributor.advisor1IDGALVÃO, S. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884866393566827pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita da Cruz.-
dc.contributor.referee2VIEIRA, Jéssica da Silva.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.pereira-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa como a desigualdade de gênero e a violência contra mulher são abordados nos seis livros didáticos de sociologia aprovados no PNLD 2015, Programa Nacional do livro didático que são eles: Sociologia para o Ensino Médio, Tempos Modernos Tempos de Sociologia, Sociologia, Sociologia em Movimento, Sociologia Hoje, Sociologia para jovens do século XXI. Buscou-se encontrar diversos conceitos presentes nessa categoria de análise, para que a correlação entre desigualdade de gênero, violência contra mulher e o Livro Didático de Sociologia ofereça um amplo arcabouço a ser analisado em uma investigação sociológica, como é o caso desta pesquisa que nos propusemos a concretizar, uma vez que o livro didático é um importante instrumento em sala para o professor ,e também pode ser um formidável aliado na desconstrução e desnaturalização da desigualdade de gênero e violência contra mulher na sociedade. Assim, chegamos a reflexão dos conceitos elaborados como categoria de análise nos livros didáticos, dos quais os aspectos encontram-se mais presentes, como identidade de gênero, direitos, violência, mercado de trabalho, a questão da desnaturalização, patriarcalismo e construção social versus biológico. Partindo da premissa de que trabalhar conteúdos ligados a igualdade de gênero e violência contra mulher nas aulas de Sociologia é condição indispensável para a desconstrução das visões e ações machistas que ocorrem no dia-a-dia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDesigualdade de gênero e violência contra mulher: o que dizem os livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio?pt_BR
dc.date.issued2018-03-19-
dc.description.abstractThis paper examines how gender inequality and violence against women are discussed Sociology textbooks six passed the PNLD 2015, Program Nacional the Book didacticwho are they: Sociology for high school, Modern Times, Times of Sociology, Sociology, Sociology on the move, Sociology Today, Sociology for young people of the 21st century. Sought to find several concepts present in this category of analysis so that the correlation between gender inequality, violence against woman and the Textbook of Sociology offer a comprehensive framework to be parsed in a sociological research, as is the case of this research that we set out to achieve since the textbook is an important instrument in the room for the teacher, and also can be a formidable ally in deconstruction and denaturalization of gender inequality and violence against women in society. So, we get the reflection of the concepts developed as a category of analysis in textbooks, of which aspects are more present, as gender identity, rights, violence, the labuor market, the issue of denaturalization, Patriarchy e biological versus social construction. Starting from the premise that work related content gender equality and violence against women in Sociology classes is essential for the deconstruction of the visions and sexist actions that occur on a daily basis.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4499-
dc.date.accessioned2019-06-25T15:27:50Z-
dc.date.available2019-06-25-
dc.date.available2019-06-25T15:27:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectDesigualdade de gêneropt_BR
dc.subjectLivros de didáticos de sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectAnálise de livros didáticos de sociologiapt_BR
dc.subjectViolence against womenpt_BR
dc.subjectGender inequalitypt_BR
dc.subjectSociology textbookspt_BR
dc.subjectSociology teachingpt_BR
dc.subjectSociology textbook analysispt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro didático - PNLNpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Flávia da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender inequality and violence against women: what do sociology textbooks say for high school?pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Flávia da Costa. Desigualdade de gênero e violência contra mulher: o que dizem os livros didáticos de sociologia para o Ensino Médio? 2018. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4499pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLAVIA DA COSTA PEREIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2018..pdfFlávia da Costa Pereira - TCC Ciências Sociais CDSA 2018.395.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.