Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4503
Title: Identidade profissional docente: gênese e construção.
Other Titles: Teaching professional identity: genesis and construction.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Josefa Laureana de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: JOCA, Alexandre Martins.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS , Maria de Lourdes.
Keywords: Identidade Profissional Docente;Prática Reflexiva;Formação Continuada;Professional Identity Teacher;Reflective Practice;Continuing Education
Issue Date: 29-Sep-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Josefa Laureana de Sousa. Identidade profissional docente: gênese e construção. 2016. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de construção da identidade profissional docente ocorre a partir da prática reflexiva, nas formações continuadas e nas relações sociais dentro e fora do ambiente de trabalho. A importância de estudar esta temática se justifica diante das exigências da sociedade globalizada, impulsionada pelos avanços em todas as áreas. O presente trabalho tem como objetivo compreender como ocorre o processo de construção da identidade profissional docente desde a sua gênese e ao longo da vida profissional. O aporte teórico mostra que a profissão de professor se destaca entre as demais profissões, por estar diretamente relacionada à formação de indivíduos preparados para o convívio social. Os principais autores que respaldaram esta investigação foram: Antunes, Da Silva Nunes, Freire, Gadotti, Galindo, Nascimento, Sousa Neto e Tardif. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Portanto, para coleta de dados foi utilizado um questionário com dezenove questões, sendo onze relativas ao perfil dos sujeitos e oito definidas conforme os objetivos do trabalho. Dez professores da rede básica de ensino formam o quadro de sujeitos, todos de uma escola da rede pública estadual localizada na cidade de Cajazeiras – Paraíba. Como critérios de inclusão, os professores precisariam estar em atividade, ter tempo de trabalho entre um e cinco anos ou estar entre os últimos cinco anos para se aposentarem. Foram escolhidos cinquenta por cento em atividade nos cinco anos iniciais de trabalho e a outra metade nos últimos cinco anos. Os dados foram analisados com base na técnica da „Análise de Conteúdo‟. Os sujeitos demonstram compreender que suas identidades perpassam por caminhos que vão desde as influências e interação nas relações sociais. O profissional docente percebe a sua importância para a sociedade, mas critica que a valorização existe parcialmente, não atendendo as necessidades primordiais da classe, caracterizando uma desmotivação profissional. A formação continuada e os planejamentos pedagógicos estão entre as experiências consideradas mais importantes para a construção de suas identidades docentes. Consciente do seu papel na sociedade o profissional da docência reconhece que o desenvolvimento da sua prática depende da identificação com o ofício, e relação com outrem, possibilitando a construção do eu profissional.
Abstract: The construction process of the identity of the professional in teaching occurs from the reflective practice in continuing education and social relations inside and outside of the workplace. The importance of studying this subject is justified by the requirements of a globalized society, driven by advances in all areas. This study aims to understand how is the process of building the teaching professional identity since its genesis and throughout working life. The theoretical framework shows that the profession of teaching stands out among the other professions, being directly related to the training of individuals prepared to social living. The main authors who have supported this research were: Antunes Da Silva Nunes, Freire, Gadotti, Galindo, Nascimento, Sousa Neto and Tardif. This is a qualitative research. So for data collection it was used a questionnaire with nineteen questions, containing eleven about the profile of the subjects and eight defined as the work objectives. Ten teachers of regular education system form the subject frame, all of them from a publicstate school located in Cajazeiras – Paraiba. As inclusion criteria, the teachers would need to be active, having working time between one and five years or being among the last five years from retiring. Fifty percent were chosen as being in activity in the first five years of work and the other half in the past five years. The data were analyzed based on the technique of content analysis. Subjects show comprehend that their identities pervade in ways ranging from the influences and interaction in social relations. The teaching professional realizes their importance to society, but criticizes that the valorization exists partially, not meeting the primary needs of the class, featuring a professional demotivation. Continued training and educational planning are among the experiences considered most important for the construction of their identities as teachers. Conscious of its role in society, the professional in teaching recognizes that the development of his/her practice depends on theyidentifyingthemselves with the duties, and relationship with others, enabling the construction of the „I‟ professional.
Keywords: Identidade Profissional Docente
Prática Reflexiva
Formação Continuada
Professional Identity Teacher
Reflective Practice
Continuing Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4503
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA LAUREANA DE SOUSA ANDRADE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfJosefa Laureana de Sousa Andrade. Monografia Pedagogia. CFP 2016.870.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.