Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4505
Title: Pedagogia hospitalar: a ludicidade no processo de reabilitação física e cognitiva das crianças e adolescentes enfermos.
Other Titles: Hospital pedagogy: the playfulness in the process of physical and cognitive rehabilitation of sick children and adolescents.
???metadata.dc.creator???: ANDRIOLA, Maria Sabrina Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA , Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COELHO, Raimunda de Fátima Neves.
Keywords: Pedagogia hospitalar;Ludicidade na reabilitação hospitalar;Crianças e adolescentes enfermos;Atividades lúdicas - recuperação clínica;Hospital pedagogy;Ludicidad in hospital rehabilitation;Sick children and adolescents;Play activities - clinical recovery
Issue Date: 5-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRIOLA, Maria Sabrina Oliveira. Pedagogia hospitalar: a ludicidade no processo de reabilitação física e cognitiva das crianças e adolescentes enfermos. 2016. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa traz para o âmbito acadêmico a discussão acerca da Pedagogia Hospitalar: a ludicidade no processo de reabilitação física e cognitiva das crianças e adolescentes enfermos. Tem por objetivo geral: analisar o atendimento pedagógico lúdico destinado às crianças e adolescentes enfermos da ala pediátrica do Hospital Universitário Júlio Bandeira; bem como, identificar possíveis mudanças no comportamento das crianças e adolescentes, a partir das atividades lúdicas, na ala pediátrica; observar a receptividade e interação das crianças com as experiências lúdicas e identificar possíveis contribuições da ação pedagógica lúdica na recuperação clínica dos sujeitos da pesquisa. Com o intuito de atender aos objetivos a que esse estudo se propôs realizamos inicialmente um levantamento bibliográfico, além deste, realizamos também um estudo de caso, o qual se deu por meio de visitas ao Hospital Universitário Júlio Bandeira-PB. Os dados foram coletados nas observações participantes foram registrados através de fotografias e por meio de um diário de campo e utilizados durante todo o trabalho de pesquisa, auxiliando na coleta dos dados. A abordagem desta investigação foi do tipo qualitativa, tendo em vista que, através da pesquisa qualitativa é possível analisar e refletir sobre o tema, sendo possível ao pesquisador emitir a sua própria opinião acerca dos fenômenos observados. Este estudo mostrou que a brincadeira é tão relevante quantos os cuidados com a saúde física. O pedagogo que atua no âmbito hospitalar tem uma função de orientar pedagogicamente as ações lúdicas que propiciam bem-estar, e de certo modo, auxilia no processo de recuperação física e cognitiva das crianças e adolescentes enfermos que são atendidos no hospital que foi locus desta pesquisa. Portanto, o trabalho lúdico pedagógico dá suporte ao enfermo no seu processo de aprendizagem, de tratamento e de recuperação, garantindo o direito à educação e saúde.
Abstract: This research brings to the academic scope to discussion of Hospital Pedagogy: playfulness in the process of physical rehabilitation and cognitive children and adolescents sick. Its general objective: To analyze the playful teaching care for sick children and adolescents in the pediatric ward of the University Hospital Júlio Flag; as well as, identify possible changes in the behavior of children and adolescents, from recreational activities, in the pediatric ward; observe the receptivity and interaction of children with recreational experiences and identify possible contributions of playful pedagogical action in the clinical recovery of the research subjects. In order to meet the objectives that this study was initially conducted a bibliographic study, Besides this, we also conducted a case study, which was through visits to the University Hospital Júlio Flag-PB. Data were collected on participant observations were recorded through photographs and through a field diary and used throughout the research work, assisting in data collection. The approach of this research was the qualitative type, given that, through qualitative research can analyze and reflect on the theme, It is possible for the researcher to issue its own opinion about the observed phenomenon. This study showed that the game is as relevant as the number of care with physical health. The educator who works in hospitals, has a pedagogically guide function ludic actions that promote well-being, and in a way, Assists in the process of physical recovery and cognitive children and sick adolescents who are treated at the hospital which was site of this research. Therefore, the teaching playful work supports the sick in their learning process, treatment and recovery, ensuring the right to education and health.
Keywords: Pedagogia hospitalar
Ludicidade na reabilitação hospitalar
Crianças e adolescentes enfermos
Atividades lúdicas - recuperação clínica
Hospital pedagogy
Ludicidad in hospital rehabilitation
Sick children and adolescents
Play activities - clinical recovery
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4505
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA SABRINA OLIVEIRA ANDRIOLA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP .2016.pdfMaria Sabrina Oliveira Andriola. Monografia Pedagogia. CFP 2016.902.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.