Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4506
Title: Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes.
Other Titles: Violence in school: conceptions of bullying between teachers and students.
???metadata.dc.creator???: AFRO, Deyse Milene da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA , José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALBUQUERQUE , Tiago Paz e.
Keywords: Bullying;Violência escolar;School Violence
Issue Date: 18-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AFRO, Deyse Milene da Silva. Violência na escola: concepções do bullying entre docentes e discentes. 2016. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto de estudo desta investigação é o bullying. O objetivo geral é analisar as consequências do bullying nos processos de ensino e de aprendizagem, sendo que os objetivos específicos são: Identificar as concepções dos professores sobre o bullying; Identificar as concepções dos alunos sobre o bullying; Conhecer como os professores lidam com os alunos autores e vítimas do bullying. Quanto ao percurso metodológico foi realizado um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras e 12 alunos do 4º ano do ensino fundamental. O locus de pesquisa foi uma escola da rede pública do município de São João do Rio do Peixe-PB. Os instrumentos de coleta de dados foram: a entrevista com as professoras e o grupo focal com os alunos. O estudo teórico realizado nos permitiu concluir que os casos bullying podem até evoluir para quadros graves de transtornos psíquicos e/ou comportamentos que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. Permitiu, ainda refletir sobre nosso papel enquanto educadores, nossas práticas em relação a aprendizagem, as quais devem proporcionar, na medida do possível, um ambiente saudável para nossos alunos, onde haja respeito, diálogo, justiça, amizade, solidariedade e cooperação.
Abstract: The study object of this research is bullying. The general objective is to analyze the consequences of bullying in the process of teaching and learning, and the specific objectives are: Identify the conceptions of teachers about bullying; Identify the views of students on bullying; Knowing how teachers deal with Bullies and victims of bullying. As for the methodological approach was based on a literature and an exploratory field research. The subjects were four teachers and 12 students from the 4th grade of elementary school. The research locus was one public school in São João do Rio do Peixe-PB. The data collection instruments were: the interview with the teachers and the focus group with students. The theoretical study allowed us to conclude that bullying cases may even evolve into severe cases of mental disorders and / or behaviors that often bring irreversible damage. The study allowed us to reflect on our role as educators, our practices in relation to learning, which should provide, as far as possible, a healthy environment for our students, where there is respect, dialogue, justice, friendship, solidarity and cooperation.
Keywords: Bullying
Violência escolar
School Violence
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4506
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYSE MILENE DA SILVA AFRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfDayse Milene da Silva Afro. Monografia Pedagogia. CFP 2016.429.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.