Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, S. S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2565614235784664pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS , Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2FEITOSA , Belijane Marques.-
dc.description.resumoO presente trabalho teve enquanto objeto de estudo a análise dos desafios e perspectivas das alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, almejando responder a seguinte questão problematizadora: quais as principais desafios enfrentados pelas alunas mulher do Curso de Pedagogia no decorrer do mesmo? Esses desafios são reflexos da condição de gênero? Para isto, teve como objetivos identificar os desafios e as perspectivas das mulheres alunas do curso de Pedagogia do CFP/UFCG; averiguar os fatores intervenientes que as alunas enfrentam para fazer o curso de pedagogia; compreender os desafios existentes no decorrer do curso; e analisar quais perspectivas que as alunas possuem com a conclusão do curso. Para atender a estes objetivos, utilizou-se da pesquisa qualitativa de cunho exploratório descritiva, realizada com alunas do penúltimo período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, no qual foi aplicado um questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Em meio a todo processo de reconhecimento e melhor valorização da mulher em sociedade, as alunas entrevistadas demonstraram, a partir de suas falas, um contexto social com muita desigualdade e preconceito de gênero, apresentando enquanto principais dificuldades a perspectiva da dupla jornada de trabalho associado a vida acadêmica, bem como a responsabilidade da casa e dos filhos. Tendo suas perspectivas pautadas em um cargo com maior valorização idealizando um concurso público no almejo de sua autonomia e empoderamento. Percebe-se assim o sistema, apesar de ter sofrido modificações e mostrado avanços quanto às desigualdades e garantias de direito, a sociedade mantem o patriarcado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas.pt_BR
dc.date.issued2018-12-14-
dc.description.abstractThe present study had as object of study the analysis of the challenges and perspectives of the students of the Pedagogy course of the Federal University of Campina Grande, aiming to answer the following problematizing question: what are the main challenges faced by female students of the Pedagogy Course during the course ? Are these challenges a reflection of the gender condition? For this, it had as objectives to identify the challenges and the perspectives of the female students of the course of Pedagogy of the CFP / UFCG; to ascertain the intervening factors that the students face to take the course of pedagogy; understand the challenges that exist during the course; and analyze what perspectives the students have with the conclusion of the course. To meet these objectives, a descriptive exploratory qualitative study was carried out with students from the penultimate period of the Pedagogy Course of the Federal University of Campina Grande, in which a sociodemographic questionnaire, a semi-structured interview and the TALP were applied. In the midst of all the process of recognition and better appreciation of women in society, the students interviewed demonstrated, from their lines, a social context with a lot of inequality and gender bias, presenting as main difficulties the perspective of the double working day associated with academic life, as well as the responsibility of the home and children. Having its prospects based on a position with greater appreciation idealizing a public tender in the hope of its autonomy and emporedamento. The system is thus perceived, although it has undergone changes and shown advances in inequalities and guarantees of law, society maintains the patriarchy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4512-
dc.date.accessioned2019-06-25T19:31:16Z-
dc.date.available2019-06-25-
dc.date.available2019-06-25T19:31:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAluna – curso de pedagogiapt_BR
dc.subjectMulheres estudantes - desafiospt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectStudent - pedagogy coursept_BR
dc.subjectWomen students - challengespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Sara Sheyla Santana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe female student of the CFP / UFCG pedagogy course: challenges and perspectives.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Sara Sheyla Santana. A mulher aluna do curso de pedagogia do CFP/UFCG: desafios e perspectivas. 2018. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SARA SHEYLA SANTANA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfSara Sheyla Santana Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2018.404.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.