Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIRA, Rejane Maria de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, Rejane Maria de Araújo.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1844764770879206pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS , Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico teve por objeto de estudo a atuação do Coordenador Pedagógico, com o objetivo geral de analisar a prática cotidiana deste profissional no ambiente escolar. Para isso, os objetivos específicos foram: identificar as funções que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho; demarcar o papel do Coordenador Pedagógico no contexto escolar; pontuar as questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na escola. A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas com 4 (quatro) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em 3 (três) escolas da educação básica pública, situadas na cidade de Sousa-PB. Para a análise dos dados, foi usada as técnicas da Análise de Conteúdo (AC). A pesquisa apontou as funções desenvolvidas pelos Coordenadores Pedagógicos nas escolas e sinalou que estes profissionais ainda não exercem prioritariamente sua função precípua, que é a formação e acompanhamento dos professores na escola, e que estão envolvidos em questões burocráticas, disciplinares, dentre outras funções, ficando sobrecarregados, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento aos professores no percurso dos processos de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.pt_BR
dc.date.issued2018-02-28-
dc.description.abstractThis monographic work has as object of study the operation procedure of the Pedagogical Coordinator with the overall objective to analyze the daily practice of this professional in the school environment. For this purpose, the specific objectives are: to identify the functions that are developed by the Pedagogical Coordinator in their working environment; demarcate the role of CP in the school context and point out emerging issues in the professional exercise of the Pedagogical Coordinator in the school. The methodology used is part of a qualitative, exploratory and descriptive research approach. The data were collected through interviews with 4 (four) Teacher- Pedagogical-Coordinators, who work in 3 (three) public basic education schools, located in the city of Sousa-PB. For the analysis of the data, the techniques of Content Analysis (CA) were used. The research pointed out the functions developed by Teacher-Pedagogical-Coordinators in schools and signaled that these professionals have not yet carry out their primary function as a matter of priority, which is the training and follow-up of teachers in school, and who are involved in bureaucratic, disciplinary issues, among other functions being overloaded and not having as a priority a better training of teachers for better results in the teaching- learning processes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4514-
dc.date.accessioned2019-06-25T19:53:42Z-
dc.date.available2019-06-25-
dc.date.available2019-06-25T19:53:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical coordinatorpt_BR
dc.subjectbasic educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Luanna Maira Lins.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe performance of the pedagogical coordinator in the school environment.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Luanna Maíra Lins. A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar. 2018. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANNA MAÍRA LINS FERNANDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfLuanna Maíra Lins Fernandes. Monografia Pedagogia. CFP 2018.572.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.