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Title: Santo de casa obra milagre? O caso da invasão do Cruzeiro.
Other Titles: Holy House miracle work? The case of the Cruzeiro invasion.
???metadata.dc.creator???: ARAUJO, Maria do Rosário Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARIN, Maria Cristina de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MENEZES, Marilda Aparecida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: HEALEY, Paul.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MIELE, Neide.
Issue Date: 1999
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Maria do Rosário Nascimento. Santo de casa obra milagre? O caso da invasão do Cruzeiro. 1999. 137f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1999.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho busca perceber as representações construídas por alguns indivíduos envolvidos em um movimento de ocupação de terreno para construção de moradias, na periferia de Campina Grande PB. O objeto de estudo advém de uma pesquisa realizada em nível de graduação em Ciências Sociais. no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de lniciação Cientifica (PIBIC). através da qual constatou-se que a maioria dos participantes eram do sexo feminino Neste sentido direcionou-se o foco de interesse de modo a entender como se deram as socializações desses indivíduos. tentando buscar nas mesmas o respaldo para sua atuação no movimento. a partir de suas historias de vida. Com base na noção de mundos privado e público que em geral norteiam os trabalhos que contemplam as relações de gênero tentou-se compreender como se deram as participações de homens e mulheres no referido movimento. Optou-se, portanto, por uma pesquisa qualitativa. que possibilitasse a utilização da técnica entrevista do tipo historia de vida bem como da memória. enquanto instrumentos de análise. Assim foram realizadas oito (8) entrevistas nesta nova fase sem desconsiderar. no entanto. as quarenta (40) realizadas na pesquisa anterior (PlBlC).Os capítulos e sub-capítulos que compõem a dissertação partem de temas recorrentes nas falas dos entrevistados tendo sido organizados de forma a possibilitar o vislumbre de um processo evolutivo nas vidas dos referidos indivíduos ate o momento da ocupação a fim de facilitar o acesso a resposta ao questionamento que norteia este trabalho: Como estes indivíduos elaboram as noções de masculino e feminino na luta pela moradia? Serão seus envolvimentos nesta luta marcados pela influencia destas elaborações? Ao fazer alusão ao dito popular "santo de casa não obra milagres". pretende-se ir alem da compreensão elementar da falta de reconhecimento das pessoas da família como capazes de resolver problemas que a afligem. Assim, tenta-se transpor esta ideia para um piano mais amplo da vida social, enxergando a casa como relacionada a tudo o que envolve o âmbito privado da vida social. O milagre seria, pois, o realizar, o agir no sentido politico. Resta, então o questionamento "Santo de casa obra milagre?", na esperança de que o caminho percorrido para a realização deste trabalho, exposto em suas linhas e entrelinhas. contribua de alguma forma para uma reflexão que sugira algumas possibilidades de resposta.
???metadata.dc.description.resume???: Cet ouvrage a le but cTanalyser les representations construites par quelques individus apartenant a un mouvement d'occupation d'un terrain en vue de batir des habitations, a la peripheric de Campina Grande/PB. L'objet d"etude proxient d*une recherche developee au niveau du cours de graduation en Sciences Sociales. a Venceinte du Programa Institutional de Balsas de Iniciacdo Cientifica (PIB/C). Cette recherche a pennis la constatation d*une participation massive d'indixidus du sexe feminin dans le procede etudie. En ce sens, le point central s'adresse a la comprehension de la facon dont les socializations de ces individus s'est donnee. en xue d"en chercher le soutien de sa participation dans le mouvement a partir de leurs histoires de vie. Soutenue par les notions des mondes prive et publique qui orientent en general les outages qui contemplent les relations de genre, nous axons eu I"intention de comprendre comment s'est donnee la participation d'hommes et femmes dans le mouvement cn question. Cependant nous axons choisi une approche qualitative permettant d"utiliser comme instruments d"analyse les techniques enquete historique et memoire. Ainsi nous axons realises huit (08) enquetes en cette nouxelle phase, tout en considerant les autres quarante (40) realisees par occasion de la recherche anterieure (PIBIC). Les chapitres et sous-chapitres qui comprennent la dissertation resultent des idees recurrentes apprises des discours des interxiexves. organisees de fa^on a permettre d'enxisager un procede exolutif dans les vies de ces indixidus jusqu'au moment de Loccupation. dans le but de rendre plus facile a obtenir la reponse a la question primordiale de cet ouxrage: Comment ces indixidus elaborent-ils les notions de masculin et feminin au nixeau de la lutte pour l'habitation? Seront-ils leurs engagements dans cette lutte influences par K elaboration de ces notions? En se rapportant au proverbe "Saint de la ville n'est pas prie" (aussi " I I n'y a point d'heros par son valet de chambre'"), nous voulons depasser la comprehension elementaire de la manque de reconnaissance des individus de la famille d'etre capables de resoudre les problemes qui les frappent. De cette facon, nous essayons de faire une projection de cette idee sur un plan plus vaste de la vie sociale, en envisageant Habitation rapportee a tout ce qu'enveloppe le domaine prive de la vie sociale. Le miracle serait-il done la realisation. Taction au sens politique. II nous reste. par consequent, la question "Saint de la ville est-il prie0". en attendant que le chemin traine le long de la realisation de cette recherche puisse contribuer pour une reflexion suggerant quelques possibilites de reponse.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4515
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