Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4516
Title: Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais.
Other Titles: Conceptions, practices and evaluation tools experienced in the teaching and learning process in the initial years.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Manuela Moura de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMARAL , Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , José Amiraldo Alves da.
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Aprendizagem;Ensino;Práticas docentes;Assessment of learning;Learning;Teaching;Teaching practices
Issue Date: 3-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Manuela Moura de. Concepções, práticas e instrumentos avaliativos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais. 2017. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Nos dias atuais é necessário repensar o processo avaliativo, visando aprimorar o ensino e a aprendizagem. A avaliação deve existir para contribuir com o processo de formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades e tornando-o capaz de resolver conflitos do seu dia a dia. A avaliação da aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma contínua e processual como um dos aspectos complementar do processo ensino e aprendizagem, tendo em vista as concepções e práticas de avaliação dos professores na aprendizagem dos alunos em sala de aula, buscando conhecer a importância da avaliação no âmbito escolar e na aprendizagem significativa dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções, práticas e instrumentos de avaliação utilizados pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto começa apresentando uma breve história sobre o processo de avaliação, em seguida é dissertado sobre o seu conceito e suas funções a partir dos estudos bibliográficos de alguns autores. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo com 03 (três) docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola Municipal da cidade de Paulista, no estado da Paraíba. Na busca de compreender a avaliação escolar as docentes entrevistadas responderam a questões norteadoras relacionadas a temática do conceito de avaliação, os instrumentos, as dificuldades encontradas na forma de avaliar e o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem.Diante das respostas das educadoras compreende-se a importância de que os professores repensem constantemente as suas práticas avaliativas em sala de aula, para assim diagnosticar possíveis dificuldades, tanto dos alunos, quanto do próprio professor enquanto mediador do conhecimento, pois só quando se detecta o problema é possível achar a solução, e nesse sentido a avaliação da aprendizagem quando bem utilizada é uma ferramenta que poderá melhorar o ensino, ao redimensionar a ação docente, favorecendo o aluno o sucesso em vez do fracasso. Assim, a avaliação deve transformar-se em momentos constantes de compreensão das dificuldades dos alunos e no oferecimento de novas oportunidades, para que adquiram novos conhecimentos.
Abstract: Nowadays, it is necessary to rethink the evaluation process, aiming to improve teaching and learning. The evaluation must exist to contribute to the process of training the individual, respecting their differences and individualities and making them able to resolve conflicts of their day to day. The evaluation of learning should be part of the classroom routine, being used in a continuous and procedural way as one of the complementary aspects of the teaching and learning process, considering the conceptions and practices of evaluation of the teachers in the students' learning in the classroom. Classroom, seeking to know the importance of evaluation in the school environment and in the meaningful learning of students. This work aims to analyze the conceptions, practices and evaluation instruments used by teachers in the initial years of Elementary Education. The text begins by presenting a brief history about the evaluation process, then it is discussed about its concept and its functions from the bibliographic studies of some authors. Next, a field research was carried out with 03 (three) teachers from the initial years of Elementary Education, from a municipal school in the city of Paulista, state of Paraíba. In the search to understand the school evaluation, the teachers interviewed responded to guiding questions related to the theme of the concept of evaluation, the instruments, the difficulties found in the way of evaluating and the role of the teacher in the process of teaching and learning. The importance of teachers constantly rethinking their evaluation practices in the classroom, in order to diagnose possible difficulties, both of the students, and of the teacher himself as mediator of knowledge, because only when the problem is detected is it possible to find the solution , And in this sense the evaluation of learning when well used is a tool that can improve teaching, re- dimensioning teaching action, favoring student success rather than failure. Thus, evaluation must become constant moments of understanding students' difficulties and offering them new opportunities to acquire new knowledge.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Aprendizagem
Ensino
Práticas docentes
Assessment of learning
Learning
Teaching
Teaching practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4516
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANUELA MOURA DE ALMEIDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfManuela Moura de Almeida. Monografia Pedagogia. CFP 2017.583.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.