Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520
Title: | Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo. |
Other Titles: | Conceptual map production as a didactic resource in the teaching of geography in rural schools. |
???metadata.dc.creator???: | BRAGA, Vanessa do Nascimento. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | TORRES, Denise Xavier. |
Keywords: | Mapa conceitual Recursos didático Ensino de Geografia Educação do Campo Conceitual map Didactic resources Teaching of Geography Field Education |
Issue Date: | 8-Aug-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BRAGA, Vanessa do Nascimento. Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo.2018. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520 |
???metadata.dc.description.resumo???: | pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo-PB, através da pesquisa-ação realizada em sala de aula, tendo por objetivo geral verificar como os mapas conceituais construídos pelos próprios alunos potencializam no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia nas escola do campo através de uma aprendizagem mediada. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, buscando descrever as características ou relações existentes na ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. Verificamos que a intervenção foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram por meio da produção de mapas conceituais em sala de aula , uma melhor compreensão do conteúdo de Geografia , onde os alunos expressaram , tanto na produção e apresentação dos mapas conceituais, quanto nos questionários , que associaram os conteúdos de Geografia que lhes foi apresentado a sua utilidade no dia-a-dia, resultando em uma aprendizagem crítica e reflexiva. |
???metadata.dc.description.resumen???: | La investigación fue desarrollada en la Escuela Municipal de Educación Básica Ildefonso Anselmo da Silva, ubicada en el municipio de Amparo-PB, a través de la investigación-acción realizada en el aula, teniendo por objetivo general verificar cómo los mapas conceptuales construidos por los propios alumnos potencian en el mismo proceso de enseñanza-aprendizaje en la enseñanza de Geografía en las escuelas del campo a través de un aprendizaje mediado. En esta investigación utilizamos el presupuesto de la investigación cualitativa, a través de la investigación-acción. Los datos recolectados fueron analizados de forma descriptiva e interpretativa, buscando describir las características o relaciones existentes en las acciones realizadas en la sala a través de la Investigación-Acción. La investigación fue relevante para el aprendizaje de los alumnos, pues los mismos desarrollaron a través de la producción de mapas conceptuales en el aula, una mejor comprensión del contenido de Geografía, donde los alumnos expresaron, tanto en la producción y presentación de los mapas conceptuales, como en los cuestionarios, que asociaron los contenidos de Geografía que les fue presentado su utilidad en el día a día, resultando en un aprendizaje crítico y reflexivo. |
Keywords: | Mapa conceitual Recursos didático Ensino de Geografia Educação do Campo Conceitual map Didactic resources Teaching of Geography Field Education |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VANESSA DO NASCIMENTO BRAGA - TCC LECAMPO 2018.pdf | Vanessa do Nascimento Braga TCC - LECAMPO 2018 | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.