Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRAGA, V. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1528677646750613pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.referee2TORRES, Denise Xavier.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.braga-
dc.description.resumopesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo-PB, através da pesquisa-ação realizada em sala de aula, tendo por objetivo geral verificar como os mapas conceituais construídos pelos próprios alunos potencializam no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia nas escola do campo através de uma aprendizagem mediada. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, buscando descrever as características ou relações existentes na ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. Verificamos que a intervenção foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram por meio da produção de mapas conceituais em sala de aula , uma melhor compreensão do conteúdo de Geografia , onde os alunos expressaram , tanto na produção e apresentação dos mapas conceituais, quanto nos questionários , que associaram os conteúdos de Geografia que lhes foi apresentado a sua utilidade no dia-a-dia, resultando em uma aprendizagem crítica e reflexiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleProdução de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo.pt_BR
dc.date.issued2018-08-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520-
dc.date.accessioned2019-06-25T20:36:43Z-
dc.date.available2019-06-25-
dc.date.available2019-06-25T20:36:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMapa conceitual Recursos didático Ensino de Geografia Educação do Campo Conceitual map Didactic resources Teaching of Geography Field Education-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRAGA, Vanessa do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptual map production as a didactic resource in the teaching of geography in rural schools.pt_BR
dc.identifier.citationBRAGA, Vanessa do Nascimento. Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo.2018. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520pt_BR
dc.description.resumenLa investigación fue desarrollada en la Escuela Municipal de Educación Básica Ildefonso Anselmo da Silva, ubicada en el municipio de Amparo-PB, a través de la investigación-acción realizada en el aula, teniendo por objetivo general verificar cómo los mapas conceptuales construidos por los propios alumnos potencian en el mismo proceso de enseñanza-aprendizaje en la enseñanza de Geografía en las escuelas del campo a través de un aprendizaje mediado. En esta investigación utilizamos el presupuesto de la investigación cualitativa, a través de la investigación-acción. Los datos recolectados fueron analizados de forma descriptiva e interpretativa, buscando describir las características o relaciones existentes en las acciones realizadas en la sala a través de la Investigación-Acción. La investigación fue relevante para el aprendizaje de los alumnos, pues los mismos desarrollaron a través de la producción de mapas conceptuales en el aula, una mejor comprensión del contenido de Geografía, donde los alumnos expresaron, tanto en la producción y presentación de los mapas conceptuales, como en los cuestionarios, que asociaron los contenidos de Geografía que les fue presentado su utilidad en el día a día, resultando en un aprendizaje crítico y reflexivo.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA DO NASCIMENTO BRAGA - TCC LECAMPO 2018.pdfVanessa do Nascimento Braga TCC - LECAMPO 20181.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.