Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BRAGA, V. N. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1528677646750613 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, F. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. | - |
dc.contributor.referee2 | TORRES, Denise Xavier. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.braga | - |
dc.description.resumo | pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva, localizada no município de Amparo-PB, através da pesquisa-ação realizada em sala de aula, tendo por objetivo geral verificar como os mapas conceituais construídos pelos próprios alunos potencializam no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia nas escola do campo através de uma aprendizagem mediada. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, buscando descrever as características ou relações existentes na ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. Verificamos que a intervenção foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram por meio da produção de mapas conceituais em sala de aula , uma melhor compreensão do conteúdo de Geografia , onde os alunos expressaram , tanto na produção e apresentação dos mapas conceituais, quanto nos questionários , que associaram os conteúdos de Geografia que lhes foi apresentado a sua utilidade no dia-a-dia, resultando em uma aprendizagem crítica e reflexiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-08-08 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520 | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-25T20:36:43Z | - |
dc.date.available | 2019-06-25 | - |
dc.date.available | 2019-06-25T20:36:43Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Mapa conceitual Recursos didático Ensino de Geografia Educação do Campo Conceitual map Didactic resources Teaching of Geography Field Education | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BRAGA, Vanessa do Nascimento. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Conceptual map production as a didactic resource in the teaching of geography in rural schools. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BRAGA, Vanessa do Nascimento. Produção de mapa conceitual como recurso didático potencializador no ensino de geografia nas escolas do campo.2018. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4520 | pt_BR |
dc.description.resumen | La investigación fue desarrollada en la Escuela Municipal de Educación Básica Ildefonso Anselmo da Silva, ubicada en el municipio de Amparo-PB, a través de la investigación-acción realizada en el aula, teniendo por objetivo general verificar cómo los mapas conceptuales construidos por los propios alumnos potencian en el mismo proceso de enseñanza-aprendizaje en la enseñanza de Geografía en las escuelas del campo a través de un aprendizaje mediado. En esta investigación utilizamos el presupuesto de la investigación cualitativa, a través de la investigación-acción. Los datos recolectados fueron analizados de forma descriptiva e interpretativa, buscando describir las características o relaciones existentes en las acciones realizadas en la sala a través de la Investigación-Acción. La investigación fue relevante para el aprendizaje de los alumnos, pues los mismos desarrollaron a través de la producción de mapas conceptuales en el aula, una mejor comprensión del contenido de Geografía, donde los alumnos expresaron, tanto en la producción y presentación de los mapas conceptuales, como en los cuestionarios, que asociaron los contenidos de Geografía que les fue presentado su utilidad en el día a día, resultando en un aprendizaje crítico y reflexivo. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VANESSA DO NASCIMENTO BRAGA - TCC LECAMPO 2018.pdf | Vanessa do Nascimento Braga TCC - LECAMPO 2018 | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.