Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, E. P. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1SÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.contributor.advisor1IDSÁ, C. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857154787322623pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos Santos.-
dc.contributor.referee2NUNES, Laísy de Lima.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.melo-
dc.description.resumoAnalisa as estratégias de socialização de crianças com Necessidades Educacionais Especializadas desenvolvidas pelos profissionais da Escola Municipal Profª Zélia Braz no município de Sumé - PB, analisando as concepções de inclusão e as práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais que acompanham de perto a Socialização de Crianças com NEE. (professor da sala regular, professor especialista da sala do Atendimento Educacional Especializado e o cuidador. A finalidade deste trabalho é a de contribuir com a produção de conhecimentos sobre o papel mediador dos diferentes sujeitos educativos presentes na escola.Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi aplicado questionários e entrevistas. .Nesta pesquisa os resultados nos mostram que as concepções dos profissionais sobre a inclusão é humanística e estão relacionadas com as relações sociais,que as práticas da professora regular para a socialização do aluno com NEE é potencializada através das atividades propostas em grupo e limitadas nas atividades individuais,aponta também a importância do cuidador no processo de inclusão das crianças e que as estratégias da professora especialista são os atendimentos que trabalham as especificidades do aluno com NEE.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especial.pt_BR
dc.titleSocialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2018-12-17-
dc.description.abstractThis work analyzes the strategies of socialization of children with SEN developed by School professionals Municipal Profª Zélia Braz in the municipality of Sumé, Pb, analyzing the conceptions of inclusion and educational practices developed by the professionals who follow closely the socialization of children with SEN. (regular room teacher, professor of Educational Service room specialist expertise and the caregiver. The purpose of this work is to contribute to the production of knowledge on the role of the different educational subjects mediator present at school. This research is of a qualitative nature and for the obtaining of data was carried out observations, questionnaires and interviews. In this research the results show us that the conceptions of professionals about the inclusion is humanistic and are related to social relations, that the practices of the regular teacher for the socialization of the NEE pupil is increased through the proposed activities in Group and individual activities, limited points the importance of caregivers in the process of inclusion of children and teacher strategies expert are working calls the specifics of the student with NEE.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530-
dc.date.accessioned2019-06-26T13:31:45Z-
dc.date.available2019-06-26-
dc.date.available2019-06-26T13:31:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSocialização de crianças especiaispt_BR
dc.subjectCrianças com necessidades especiaispt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispt_BR
dc.subjectEscola e inclusãopt_BR
dc.subjectInclusão e escolapt_BR
dc.subjectSocialization of special childrenpt_BR
dc.subjectChildren with special needspt_BR
dc.subjectSpecial educational needspt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectSchool and inclusionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Elisane de Paula Feitosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocialization of children with educational needs in school: a case study in Cariri Paraibanopt_BR
dc.identifier.citationMELO, Elisane de Paula Feitosa. Socialização de crianças com necessidades educacionais na escola: um estudo de caso no Cariri Paraibano. 2018. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4530pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELISANE DE PAULA FEITOSA DE MELO - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2018..pdfElisane de Paula Feitosa Melo - TCC Ciências Sociais CDSA 2018.1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.