PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - CDSA
Community home page
Recent Submissions
Educação Contextualizada e tecnologias sociais no semiárido: desafios e possibilidades a partir do Perímetro Irrigado de Sumé-PB.
Potencialidades e desafios para a efetivação da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido na formação de professores em Sumé-PB: uma análise discursiva.
As histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da influência leitora: registros de uma experiência.
O uso de recursos concretos/pedagógicos como potencializador no fortalecimento da identidade e da cultura local.
Um diálogo entre os direitos humanos e a educação inclusiva: uma via de conscientização contra o racismo estrutural na escola.
Centro de Vida Nordeste: experiência de voluntariado e educação contextualizada no fundamental I, da Escola Maria de Lourdes Nunes de Menezes em Prata/PB.
A questão agrária no Município de Sumé – PB: o “Quebra Cabeça do Território” como possibilidade de recurso didático para a prática docente na EJA do ensino fundamental.
Explorando o solo – estratégias interativas para as aulas de ciências no ensino fundamental anos finais.
Escola do campo em poesia: a produção do cordel para o fortalecimento das tradições culturais do município de Sumé-PB.
Riqueza do meu sertão em práticas contextualizadas: experiência com Educação para Convivência com o Semiárido em uma escola do campo.
Escola Herculano Florêncio de Barros como matriz formadora a partir de seus egressos.
A importância da contação de história no processo de ensino-aprendizagem para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental: lições construídas a partir da leitura compartilhada da obra literária “Os três porquinhos”.
Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): o recurso didático como facilitador da aprendizagem no Programa EDUCARE no Município de Sumé-PB.
Ancestralidade e literatura de cordel: uma experiência leitora e escritora em sala de aula na escola do campo.
A produção do recurso didático “Climograma do Semiárido” no ensino de geografia para as escolas do campo.
Atividades terapêuticas educativas baseadas na natureza com enfoque ecológico e no bem-estar – relatos da experiência no Projeto Sumé com Flores.
Práticas pedagógicas em educação em solos em uma escola do campo: abordagem interativa e contextualizada.
O ensino do espaço geográfico de forma contextualizada com o município da Prata-PB nos anos iniciais através da produção de desenhos.
Educação ambiental escolar com ênfase nos solos do Cariri Paraibano: reflexões da temática em projetos da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá.
Escola da Terra: experiência de tutoria na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA-UFCG.