Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoO trabalho intitulado: “O trabalho Docente: Construção de Espaços Educativos na Interação Escola e Família” é considerado uma questão de estudos, pesquisas e reflexões diante das exigências contemporâneas. Este estudo monográfico foi realizado em escola pública estadual da cidade de São João do Rio do Peixe, teve como propósito os seguintes objetivos: Analisar o trabalho docente na construção de espaços educativos e interativos entre escola e família; discutir a função da escola diante das exigências contemporâneas; refletir a relevância da participação da família no ambiente escolar e possibilitar momentos interativos de construção de conhecimentos significativos na prática docente. O estudo tem como aporte teórico os seguintes autores: Saviani (1991); Libaneo (1995); Freire (1996); Antunes (1998); Arroyo (1998); Pimenta (1999); Perrenoud (2000); Nóvoa (2002); Piaget (2002); Tiballi (2002) Carvalho (2006); Tardif e Lessard (2009); Rios (2010); entre outros. A escolha deste tema surgiu diante da necessidade de compreender melhor a importância do trabalho docente no processo de interação entre a escola e família, visando aprimorar as práticas e o processo de ensino-aprendizagem. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras, foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturara composta por oito questões. Os dados foram analisados numa abordagem qualitativa. Os resultados foram considerados bastantes significativos, visto que as docentes compreendem a necessidade da mediação entre o professor e os educandos na construção do conhecimento. Entendem também que as instituições de ensino devem exercer práticas reflexivas, além de primar pela interação das famílias no processo educativo e formativo das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família.pt_BR
dc.date.issued2015-11-11-
dc.description.abstractThe work entitled "The Teaching Work: Construction of Educational Spaces in School and Family" is considered a matter of studies, researches and reflections on the contemporary requirements. This monographic study was conducted in public school in the city of São João do Rio do Peixe. North had the following objectives: to analyze the teaching work in the construction of educational and interactive spaces between school and family; discuss the function of the school before the contemporary requirements; reflect the importance of the participation of the family in the school environment and enable interactive moments of significant knowledge construction in teaching practice. The study has as theoretical contribution the following authors: Saviani (1991); Libaneo (1995); Freire (1996); Antunes (1998); Arroyo (1998); Pimenta (1999); Perrenoud (2000); Nóvoa (2002); Piaget (2002); Tiballi (2002) Carvalho (2006); Tardif e Lessard (2009); Rios (2010); among others. The choice of this theme has emerged on the need to better understand the importance of teaching work in the process of interaction between school and family, aiming to enhance the practice and the teaching-learning process. Bibliographic and research was used. The subjects of the research were five teachers, been used as a data collection instrument interview semi structured comprised of eight questions. Data analysis in a qualitative approach. The results were considered significant enough, since the teachers understand the need for mediation between the teacher and the students in the construction of knowledge. Understand also that educational institutions must engage in reflective practice, in addition to prioritize interaction of families in the educational process and formation of children.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4547-
dc.date.accessioned2019-06-26T20:40:00Z-
dc.date.available2019-06-25-
dc.date.available2019-06-26T20:40:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelação - escola e famíliapt_BR
dc.subjectTrabalho Docentept_BR
dc.subjectEscola Estadual - São João do Rio do Peixe - Paraíbapt_BR
dc.subjectFamília - participação na construção de espaços educativopt_BR
dc.subjectRelation - school and familypt_BR
dc.subjectTeaching Workpt_BR
dc.subjectState School - São João do Rio do Peixe - Paraíbapt_BR
dc.subjectFamily - participation in the construction of educational spacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Maria Rosimere Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching work: construction of educational spaces in the interaction school and family.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Maria Rosimere Batista. O trabalho docente: construção de espaços educativos na interação escola e família. 2015. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ROSIMERE BATISTA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfMaria Rosimere Batista Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2015.319.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.