Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4554
Title: Violência simbólica: um estudo de caso sobre bullying na Escola Manoel Alves Campos no Município do Congo- PB.
Other Titles: Symbolic violence: a case study on bullying at the Manoel Alves Campos School in the Congo-Paraíba-Brazil municipality.
???metadata.dc.creator???: NUNES, Guttynaide Firmino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIEIRA, Jéssica da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Susana Rolim Soares.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
Keywords: Buylling;Violência simbólica;Trajetória escolar;Bullying;Symbolic violence;School trajectory
Issue Date: 19-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES, Guttynaide Firmino. Violência simbólica: um estudo de caso sobre bullying na Escola Manoel Alves Campos no município do Congo- PB. 2018. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4554
???metadata.dc.description.resumo???: Diante da diversidade existente na sociedade brasileira e do aumento dos casos de violência, seja verbal ou física, em especial na escola, tornou-se necessário aprofundar-se sobre o Fenômeno do Bullying visto que, é uma temática que precisa de “atenção especial” pois o mesmo tem se propagado de maneira rápida e muitas vezes silenciosas. A violência simbólica se expressa na imposição legitima e dissimulada com a interiorização da cultura dominante reproduzindo este ato como algo natural e inevitável. É sabido que o bullying provoca efeitos nocivos sobre a vida social e escolar do aluno, bem como o mesmo reflete no processo de ensino-aprendizagem do mesmo. Deste modo o presente estudo busca compreender como o bullying é capaz de afetar os indivíduos, analisando seus reflexos e efeitos na trajetória escolar e social dos alunos. Com isso, o presente estudo foi desenvolvido a partir de um estudo amostral analisado com caminhos metodológicos que atendem ao caráter estudo de caso, e de pesquisa qualitativa que analisou as experiências sociais de cunho educativo, a partir das respostas obtidas em questionários aplicados em sala de aula. A pesquisa de campo, usou do instrumento de coleta de dados com questões abertas e fechadas para detectar as formas de violências na escola e como elas influem na vida dos alunos. Com base nos resultados pôde- se detectar que é de extrema necessidade provocar uma intensa reflexão do assunto para que se possa promover além de uma maior compreensão do mesmo, se possa haver um maior combate do fenômeno bullying na sociedade e especialmente no âmbito escolar para que seus efeitos nocivos não acabem por destruir ou devastar a integridade, a trajetória escolar, o convívio social e a vida das vítimas desta violência silenciosa que hora parece ser inofensiva ou apenas uma brincadeira, mas que na realidade, o indivíduo que a sofre em silêncio a qualquer momento pode exalar sinais de esgotamento e reagir trazendo graves consequências e quadros que podem chegar até a se tornar irreversíveis na vida de quem é afetado pelo bullying.
Abstract: With the diversity that exists in Brazilian society and the increase in cases of violence - whether it is verbal or physical - especially at school, it became necessary to go deeper into the Bullying Phenomenon since it is a topic that needs "special attention" because it has spread quickly and often silently. Symbolic violence is expressed in the legitimized and disguised imposition with the interiorization of the dominant culture reproducing this act as something natural and inevitable. It is known that bullying causes harmful effects on the social and school life of the student, as well as it reflects in the teaching-learning process. In this way, this work aims to understand how bullying is capable of affecting individuals, analyzing their reflexes and effects on the students' school and social trajectory. This paper was developed from a sample study analyzed with methodological paths that attend to the character of a case study and qualitative research, which analyzed the social experiences of an educational nature, based on the answers obtained by questionnaires applied in a classroom. The field research has used, as data collection tool, open and closed questions to detect forms of violence at school and how they influence students' lives. Based on the results, it was possible to detect that it is extremely necessary to reflect intensively on the Bullying topic, so that it can be promoted a greater understanding of the subject, and a greater combat of this phenomenon in society, especially in the school environment, so that its harmful effects do not end up destroying or devastating the student’s integrity, school trajectory, and social life. The Bullying - this silent violence - seems to be harmless or just a joke, but that in reality, the individual who suffers from it in silence any time can show signs of exhaustion and react bringing serious consequences that may even become irreversible of those affected by it.
Keywords: Buylling
Violência simbólica
Trajetória escolar
Bullying
Symbolic violence
School trajectory
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4554
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUTTYNAIDE FIRMINO NUNES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2018..pdfGuttynaide Firmino Nunes TCC - CIÊNCIAS SOCIAIS 2018.632.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.