Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4555
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAVALCANTE, L. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1384394738367563pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, José Marciano.-
dc.contributor.advisor1IDMONTEIRO, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1364782229198714pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2018.tccmon.cavalcante-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo mostrar quais são os maiores grupos educacionais do Brasil e como eles são responsáveis por controlar grande parte das instituições educacionais de ensino superior privada do país. Apresentamos neste trabalho alguns grupos do setor da educação superior. Sabemos que a educação é responsável por grande parte do desenvolvimento intelectual das pessoas e de diversos setores da sociedade, mas o que poucos sabem é que atualmente a educação é um dos maiores setores econômico do mundo, haja vista aqui no Brasil, o grande investimento feito pelo governo através de programas de financiamento estudantil, o que vem contribuindo diretamente para o alarmante crescimento dessas instituições, comprovando isto, o fato de ser brasileira o maior grupo educacional do mundo. Por meio desta pesquisa mostraremos também a enorme diferença entre o número de alunos matriculados em instituições superiores de ensino públicas e privadas. Onde em 2013, mais de 75% de todos os alunos de graduação estavam no setor particular. O Ministério da Educação publicou um decreto, que ampliava a oferta de cursos na modalidade a distância. Com a nova regra as instituições de ensino superior poderão atender ao público exclusivamente para oferecer a graduação e a pós-graduação lato sensu na modalidade a distância, sem a necessidade de ter cursos presenciais. A partir da adoção das novas medidas percebemos que os grupos privados são os mais favorecidos por essa mudança, uma vez que o setor público registrou queda no número de matrícula e o setor privado teve aumento, chegando a crescer em 80% nas matrículas na modalidade a distância. Vamos observar o crescimento no número de novos contratos do Fies, entre os anos de 2010 e 2014, período esse que chegou a ser registrado aumento de mais de 800% no número de novas matrículas. Outro ponto que destacaremos são as aquisições realizadas pelos grupos educacionais. Ressaltando, a fusão entre Kroton e Anhanguera, em 2013, que resultou no maior conglomerado educacional do mundo. Mostrando que a iniciativa privada aproveitou muito bem e continua a aproveitar os repasses do Governo para monopolizar cada vez mais o setor, atrelado com as aquisições e participação no mercado financeiro, caracterizando-os assim, como empresas e os alunos, seus clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA educação superior privada sob controle dos grupos educacionais: quem são; crescimento e monopólio do setor.pt_BR
dc.date.issued2018-12-20-
dc.description.abstractThis study aims to show which are the largest educational groups in Brazil and how they are responsible for controlling a large part of the educational institutions of private higher education in the country. We present in this work some groups from the higher education sector. We know that education is responsible for a great part of the intellectual development of people and of various sectors of society, but what few know is that education is currently one of the largest economic sectors in the world, already seen here in Brazil, the great investment made by the government through student financing programs, what has been contributing directly to the alarming growth of these institutions, proving this, the fact that Brazil is the largest educational group in the world. Through this research we will also show the huge difference between the number of students enrolled in public and private higher education institutions. Where in 2013, more than 75% of all undergraduates were in the private sector. The Ministry of Education published a decree, which expanded the offer of distance learning courses. With the new rule, higher education institutions will be able to attend the public exclusively to offer undergraduate and post-graduate courses in the distance modality, without the need to have face-to-face courses. From the adoption of the new measures we noticed that the private groups are the more favored by this change, since the public sector registered a decrease in enrollment and the private sector increased, reaching to grow 80% in enrollment in the modality a distance. We are going to observe the growth in the number of new Fies contracts between 2010 and 2014, this period registered an increase of more than 80% in the number of new enrollments. Another point that we will highlight are the acquisitions made by the educational groups. Highlighting, the merger between Kroton and Anhanguera in 2013, which resulted in the largest educational conglomerate in the world. Showing that the private initiative has made good use of and continues to take advantage of government transfers to increasingly monopolize the sector, linked to acquisitions and participation in the financial market, characterizing them as companies and students, their customers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4555-
dc.date.accessioned2019-06-27T17:53:52Z-
dc.date.available2019-06-27-
dc.date.available2019-06-27T17:53:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação superior privadapt_BR
dc.subjectMonopólio do setor educacionalpt_BR
dc.subjectGrupos educacionais privadospt_BR
dc.subjectPrivate higher educationpt_BR
dc.subjectMonopoly of the educational sectorpt_BR
dc.subjectPrivate educational groupspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Lucas de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePrivate higher education under the control of educational groups: who they are; growth and monopoly of the sector.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Lucas de Oliveira. A educação superior privada sob controle dos grupos educacionais: quem são; crescimento e monopólio do setor. 2018. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4555pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS DE OLIVEIRA CAVALCANTE - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2018..pdfLucas de Oliveira Cavalcante TCC - CIÊNCIAS SOCIAIS 2018.689.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.