Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4559
Title: Concepções dos professores sobre a indisciplina no ensino fundamental l: um estudo de caso.
Other Titles: Teachers' conceptions about indiscipline in teaching fundamental l: a case study.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Ivan Cleidson.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Kássia Mota de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JOCA, Alexandre Martins.
Keywords: Indisciplina escolar;Educação infantil;Comportamento escolar;Relação professor - aluno;Relação escola - família;Ensino fundamental;School Discipline;child education;School behavior;Teacher-student relationship;Relation school - family;Elementary School
Issue Date: 6-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Ivan Cleidson. Concepções dos professores sobre a indisciplina no ensino fundamental l: um estudo de caso. 2017. 46 f.Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Nos últimos anos, a indisciplina dos estudantes em sala de aula tem sido tematizada, investigada e associada pelos educadores à rebeldia dos alunos e a falta de compromisso dos pais no apoio ao processo de ensino e aprendizagem de seus filhos. Segundo os professores a indisciplina tem dificultado o trabalho do educador no processo de ensino e aprendizagem, assim como tem prejudicado as relações professor-aluno. O estudo em questão busca compreender que concepções os professores têm sobre a indisciplina em sala de aula, considerando a necessidade de entender os conflitos existentes no espaço escolar. Buscamos trazer à tona a compreensão e representações dos professores do ensino fundamental sobre indisciplina escolar. Refletimos também acerca das causas e das consequências atribuídas à indisciplina, esse trabalho de pesquisa teve como objetivos específicos: Compreender como os professores representam a indisciplina escolar; investigar que tipos de consequências são que atribuídas à indisciplina escolar; investigar quais práticas os professores desenvolvem para lidar com a indisciplina. Compreender em que se ancora a representação do grupo investigado e como são objetivadas essas representações. O ambiente escolhido para a realização da investigação foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Poeta “Belarmino de França”, situada no bairro Cavalhadas na cidade de Pombal, sertão Paraíba. A monografia se ancora na produção teórica produzida sobre esta temática, Vasconcelos (2009), Rosenberg (2008) dentre outros, e através da pesquisa de campo do tipo descritiva numa abordagem qualitativa, busca dar respostas para os objetivos levantados no trabalho. A peça instrumental para a realização da coleta de dados foram as entrevistas semiestruturadas aplicadas aos quatros professores. O resultado traz a revelação de algumas problemáticas que a indisciplina põe dentro da escola, e o esforço dos professores a fim de superar as adversidades, buscando garantir a aprendizagem dos seus alunos. O estudo dessa temática busca colaborar ainda mais com a reflexão sobre a indisciplina e suas problemáticas.
Abstract: In recent years, students' indiscipline in the classroom has been thematized, investigated and associated by the educators to the rebelliousness of the students and the lack of commitment of the parents in supporting the process of teaching and learning of their children, according to the educational subjects the indiscipline Has hindered the work of the educator in the process of teaching and learning, as well as has impaired teacher-student relations. The study in question seeks to address the teachers' conceptions about the indiscipline in the classroom, considering the need to understand the existing conflicts in the school space. We sought to bring to light the understanding and representations of elementary school teachers about school indiscipline, we also reflected on the causes and consequences attributed to indiscipline, this research work had as main objectives: To understand how teachers represent school indiscipline; Investigate what kinds of consequences are attributed to school indiscipline; Investigate what practices teachers develop to deal with indiscipline; Understand the anchoring of the representation of the investigated group and how these representations are objectified. The chosen environment for the investigation was the Municipal School of Fundamental Education Poet Bellarmine of France, located in the neighborhood Cavalhadas in the city of Pombal, Paraíba sertão. The monograph is anchored in the theoretical production produced on this subject, Vasconcelos (2009), Rosenberg (2008) among others, and through field research of the descriptive type in a qualitative approach, seeks to provide answers to the objectives raised in the work. The instrumental part for the accomplishment of the data collection was the semistructured interviews applied to the four teachers. The result is the revelation of some problems that indiscipline puts inside the school, and the effort of teachers in order to overcome adversity, seeking to ensure the learning of their students. The study of this theme seeks to collaborate even more with the reflection on indiscipline and its problems.
Keywords: Indisciplina escolar
Educação infantil
Comportamento escolar
Relação professor - aluno
Relação escola - família
Ensino fundamental
School Discipline
child education
School behavior
Teacher-student relationship
Relation school - family
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4559
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVAN CLEIDSON ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfIvan Cleidson Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2017.437.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.