Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABREU, L. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018468808445277pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.referee2PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.description.resumoEsta monografia apresenta o resultado de uma pesquisa-ação, por ter como principal finalidade investigar um problema especifica numa situação também especifica com o fim de atingir uma relevante pratica dos resultados pretendeu ainda, desenvolver um estudo sobre o uso do jornal impresso como uma ferramenta pedagógica de apoio aos processos de ensino e da aprendizagem. Teve como objetivo geral: refletir acerca das possibilidades de utilização do jornal como ferramenta pedagógica na sala de aula numa perspectiva de trabalhar a interdisciplinaridade e os temas transversais. E objetivos específicos: identificar as possibilidades de vivência de práticas pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar, buscando trabalhar os temas transversais a partir do uso do jornal; demostrar formas possíveis de trabalhar os conteúdos da sala de aula, tendo o jornal como recurso didático; explorar os gêneros textuais presentes no jornal como meio de promover a aprendizagem escolar, e ainda, desenvolver o espírito crítico dos educandos a partir da reflexão dos fatos que estão ocorrendo na atualidade. Quanto ao percurso metodológico, a primeira etapa deste trabalho ocorreu por meio de levantamento bibliográfico, onde foram pesquisados vários autores que acreditam e defendem essa possibilidade do uso do jornal como ferramenta pedagógica na sala de aula A segunda etapa se deu por meio de uma pesquisa-ação, na qual se desenvolveu atividades utilizando o jornal impresso como recurso pedagógico. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Dom Moisés Coelho que fica situada à rua Pe. Jose Tomas, 387 na Cidade de Cajazeiras-PB. A abordagem foi do tipo qualitativo. Quanto aos resultados o estudo teórico mostrou o quanto o jornal tem a contribuir com os processos do ensino e da aprendizagem podendo favorecer tanto ao professor quando ao educando na construção dos seus conhecimentos. O Jornal apresenta uma forma eficiente de publicar os acontecimentos, numa linguagem simples e de fácil entendimento, tornando-se fonte relevante para pesquisa e para obtenção de informações sobre o mundo. Desse modo, ao utilizar o jornal na sala de aula como ferramenta pedagógica o professor, estará contribui consolidando com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua portuguesa, quando estes defendem que a meta para educação é proporcionar ao aluno a capacidade de entender e produzir textos, tornando-se sujeito transformador na prática social do meio em que está inserido. E passando de ouvinte passivo para ouvinte participativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThis monograph presents the result of a research-action, as its main purpose is to investigate a specific problem in a situation also specified in order to achieve a relevant practice of the results. It was also intended to develop a study on the use of printed newspaper as a pedagogical tool of Support to the teaching and learning processes of the student. It had as general objective: to reflect about the possibilities of using the newspaper as a pedagogical tool in the classroom in a perspective of working the interdisciplinarity. And specific objectives: to identify the possibilities of experiencing pedagogical practices in an interdisciplinary perspective, seeking to work the cross-cutting themes from the use of the newspaper (virg point), demonstrate possible ways of working the contents of the classroom, having the newspaper as a didactic resource , -explore the textual genres present in the newspaper as a means of promoting school learning, and also develop the critical spirit of learners from the reflection of the facts that are currently occurring. As for the methodological path, the first stage of this work was carried out by means of a bibliographical survey, where several authors were investigated, who believe and defend this possibility of the use of the newspaper as a pedagogical tool. The second stage was through a research-action in which it developed Activities using printed newspaper as a pedagogical resource. The subjects of this research were students of the 6th grade of Elementary School II of the Moises State School, located at Rua Jose Tomas, 387 in the city of Cajazeiras-PB. The approach was qualitative. Regarding the results, the theoretical study showed how much the newspaper has to contribute with the processes of teaching and learning, favoring both the teacher and the student in their construction of knowledge. And especially, how much this resource has the power to awaken the critical sense that until then not explored in the school, by the teachers. The newspaper presents an efficient way of thinking about events, the language is simple and easy to understand, it brings texts with different characteristics, Transforming subject in the social practice of the environment photography, graphic resources, etc. Newspapers are relevant sources for research and for obtaining information about the world, thus contributing to consolidate the guidelines of the National Curriculum Parameters according to which the goal for education is to provide the student with the ability to understand and produce texts, becoming in which it is inserted.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4560-
dc.date.accessioned2019-06-28T11:14:03Z-
dc.date.available2019-06-28-
dc.date.available2019-06-28T11:14:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectJornal - ferramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectRecurso didático - jornalpt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectJournal - pedagogical toolpt_BR
dc.subjectDidactic resource - newspaperpt_BR
dc.subjectSchool learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Larrubia Caldas de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the newspaper as a pedagogical resource in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Larrubia Caldas de. O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula. 2017. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARRUBIA CALDAS DE ABREU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfLarrubia Caldas de Abreu. Monografia Pedagogia. CFP 2017.1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.