Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4561
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ALVES, D. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3902041326296005 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PIRIS, Aparecida Carneiro. | - |
dc.contributor.advisor1ID | PIRES, Aparecida Carneiro. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | LIRA, Rejane Maria de Araújo. | - |
dc.contributor.referee2 | CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objeto de estudo a concepção e prática dos professores acerca da Psicomotricidade na Educação Infantil. O questionamento que conduziu este estudo foi: Que concepção e prática as professoras tem acerca da Psicomotricidade na Educação Infantil? Para tanto, o objetivo geral foi analisar a concepção e prática de professoras acerca da Psicomotricidade na Educação Infantil. O percurso metodológico deste estudo se constituiu em três etapas: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, em que a coleta de dados se deu a partir da observação e da entrevista semiestruturada. Para a interpretação dos dados nos apropriamos da análise de conteúdo, a qual nos permitiu compreender de maneira mais totalizante os dados coletados. Os resultados obtidos revelaram que a Psicomotricidade contribui de forma significativa para o processo educativo infantil e que a prática pedagógica utilizada pelas professoras tem se pautado em recursos metodológicos como os jogos e as brincadeiras. Os dados ainda apontaram que, a Psicomotricidade apesar de ser uma ciência pouco conhecida, é considerada pelas professoras como fundamental no processo de desenvolvimento psicomotor infantil, dos aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sociocultural das crianças, e que o movimento é um meio para ampliar certas formas de atenção e percepção. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre a concepção e prática dos professores acerca da psicomotricidade na educação infantil. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017-09-12 | - |
dc.description.abstract | This study aims to study the conception and practice of teachers about Psychomotricity in Early Childhood Education. The question that led to this study was: What conception and practice do the teachers have about Psychomotricity in Early Childhood Education? Therefore, the general objective was to analyze the conception and practice of teachers about Psychomotricity in Early Childhood Education. The methodological course of this study consisted of three steps: bibliographic survey, field research and data analysis. The research had a qualitative approach, in which the data collection took place from the observation and semi- structured interview. For the interpretation of the data, we took ownership of the content analysis, which allowed us to understand in a more totalising the data collected. The results showed that Psychomotricity contributes significantly to the children's educational process and that the pedagogical practice used by teachers has been based on methodological resources such as games and games. The data also pointed out that, although Psychomotricity is a little known science, it is considered by teachers as fundamental in the process of child psychomotor development, physical, mental, affective-emotional and socio-cultural aspects of children, and that movement is a means to expand certain forms of attention and perception. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4561 | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T11:32:21Z | - |
dc.date.available | 2019-06-28 | - |
dc.date.available | 2019-06-28T11:32:21Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Concepções | pt_BR |
dc.subject | child education | pt_BR |
dc.subject | Psychomotricity | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | Conceptions | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALVES, Denizia Andrade. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | A look at the conception and practice of teachers about psychomotricity in early childhood education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALVES, Denizia Andrade. Um olhar sobre a concepção e prática dos professores acerca da psicomotricidade na educação infantil. 2017. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DENIZIA ANDRADE ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdf | Denizia Andrade Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2017. | 397.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.