Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4562
Title: A evasão de alunos em escola do campo: um estudo de caso acerca do Assentamento Juazeiro - Marizópolis/PB.
Other Titles: The evasion of students in rural schools: a case study about the Juazeiro Settlement - Marizópolis / PB.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Francisca Ranielle de Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COELHO, Raimunda de Fátima Neves.
Keywords: Evasão escolar;Escola do campo;School Evasion;School of the field
Issue Date: 30-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Francisca Ranielle de. A evasão de alunos em escola do campo: um estudo de caso acerca do Assentamento Juazeiro - Marizópolis/PB. 2017. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho busca investigar as principais causas que levaram os alunos dos anos finais do ensino fundamental, do Assentamento Juazeiro Marizópolis/PB, a evadirem-se da escola. Assim, por meio de um estudo de caso, realizado com o auxilio do questionário, como também do referencial teórico levantado, investigamos a evasão escolar dos alunos do campo em um assentamento de reforma agrária. A partir disto, fizemos as análises dos dados obtidos na pesquisa. Os resultados apontam que o papel da escola é o de formar pessoas para o futuro e é através dela que o sujeito se torna uma pessoa melhor. Nesse caso, os sujeitos também relatam os motivos que os levaram a abandonar a vida escolar, tais como: casamento precoce, gravidez na adolescência, a distância entre casa e escola, bulling e racismo. Sobre a ideia de escola para o sujeito do campo, eles revelam como foi a permanência na escola e o que aconteceu durante o seu percurso escolar. Nessa perspectiva, elaboramos algumas conclusões sobre os motivos do abandono escolar.
Abstract: The present work investigates the main causes that led the students of the final years of elementary school, from the Juizeiro Marizópolis / PB Settlement, to escape from school. Thus, through a case study, carried out with the help of the questionnaire, as well as of the theoretical referential raised, we investigated the school dropout of the students of the field in an agrarian reform settlement. From this, we performed the analyzes of the data obtained in the research. The results show that the role of the school is to train people for the future and it is through this that the subject becomes a better person. In this case, the subjects also report the reasons that led them to abandon school life, such as early marriage, teenage pregnancy, distance between home and school, bullies and racism. About the idea of school for the subject of the field, they reveal how was the permanence in the school and what happened during his school journey. From this perspective, we draw some conclusions about the reasons for dropping out.
Keywords: Evasão escolar
Escola do campo
School Evasion
School of the field
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4562
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA RANIELLE DE ARAÚJO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfFrancisca Ranielle de Araújo. Monografia Pedagogia. CFP 2017.459.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.