Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, F. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930951219717269pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, F. C. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5916201171567416pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2COELHO, Raimunda de Fátima Neves.-
dc.description.resumoO presente trabalho busca investigar as principais causas que levaram os alunos dos anos finais do ensino fundamental, do Assentamento Juazeiro Marizópolis/PB, a evadirem-se da escola. Assim, por meio de um estudo de caso, realizado com o auxilio do questionário, como também do referencial teórico levantado, investigamos a evasão escolar dos alunos do campo em um assentamento de reforma agrária. A partir disto, fizemos as análises dos dados obtidos na pesquisa. Os resultados apontam que o papel da escola é o de formar pessoas para o futuro e é através dela que o sujeito se torna uma pessoa melhor. Nesse caso, os sujeitos também relatam os motivos que os levaram a abandonar a vida escolar, tais como: casamento precoce, gravidez na adolescência, a distância entre casa e escola, bulling e racismo. Sobre a ideia de escola para o sujeito do campo, eles revelam como foi a permanência na escola e o que aconteceu durante o seu percurso escolar. Nessa perspectiva, elaboramos algumas conclusões sobre os motivos do abandono escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA evasão de alunos em escola do campo: um estudo de caso acerca do Assentamento Juazeiro - Marizópolis/PB.pt_BR
dc.date.issued2017-08-30-
dc.description.abstractThe present work investigates the main causes that led the students of the final years of elementary school, from the Juizeiro Marizópolis / PB Settlement, to escape from school. Thus, through a case study, carried out with the help of the questionnaire, as well as of the theoretical referential raised, we investigated the school dropout of the students of the field in an agrarian reform settlement. From this, we performed the analyzes of the data obtained in the research. The results show that the role of the school is to train people for the future and it is through this that the subject becomes a better person. In this case, the subjects also report the reasons that led them to abandon school life, such as early marriage, teenage pregnancy, distance between home and school, bullies and racism. About the idea of school for the subject of the field, they reveal how was the permanence in the school and what happened during his school journey. From this perspective, we draw some conclusions about the reasons for dropping out.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4562-
dc.date.accessioned2019-06-28T11:51:28Z-
dc.date.available2019-06-28-
dc.date.available2019-06-28T11:51:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectSchool Evasionpt_BR
dc.subjectSchool of the fieldpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Francisca Ranielle de Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe evasion of students in rural schools: a case study about the Juazeiro Settlement - Marizópolis / PB.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Francisca Ranielle de. A evasão de alunos em escola do campo: um estudo de caso acerca do Assentamento Juazeiro - Marizópolis/PB. 2017. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA RANIELLE DE ARAÚJO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfFrancisca Ranielle de Araújo. Monografia Pedagogia. CFP 2017.459.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.