Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4565
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7301607864936725pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Janete de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoO presente estudo tem por tema “Atuação do pedagogo no espaço não escolar” e tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo pedagogo no ambiente não escolar. Os objetivos específicos são: Identificar as metodologias de trabalho do pedagogo no ambiente não escolar; investigar os saberes instituídos para a prática profissional no ambiente não escola; caracterizar a relação entre o pedagogo e os demais profissionais da área de saúde. A investigação esta fundamentada numa abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada como instrumento a observação e o questionário aberto. Para compor os sujeitos da pesquisa optamos por espaços específicos entre eles: uma Faculdade da Paraíba, um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil-CAPSi e a uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE, ou seja, espaços estes onde pedagogos exercem funções de educação. A pesquisa foi realizada no mês de maio de 2014 e teve como sujeitos participantes 02 docentes do Hospital Público, 01 Coordenadora do CAPSi e 01 Educadora da APAE. Para a efetivação deste trabalho utilizou de reflexões teóricas de documentos oficiais publicados pelo MEC/Brasil (2002), CONANDA (1995), e autores como Matos e Mugiatti (2011) Oliveira (2008), Libâneo (1994) e dentre outros. Poucos pedagogos nos espaços investigados; saberes dos profissionais no ambiente não escolar; o processo avaliativo da criança era percebido de forma individual, no decorre da atividade proposta; Uma boa relação entre os educadores e profissionais de saúde; Como metodologia/estratégias: a ação pedagógica do educador esta voltada para a ludicidade X currículo formal; Sem duvidas as instituições são importantes para o desenvolvimento escolar das crianças e adolescente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAtuação do pedagogo no espaço não escolar.pt_BR
dc.date.issued2014-08-27-
dc.description.abstractThis study has the theme: Performance of non-school educator in space and has the overall objective to analyze the pedagogical practices developed by the educator in non-school environment. The specific objectives are: Identify the methods of work of the educator in non- school environment; investigating the knowledge for professional practice instituted in the environment no school; characterize the relationship between the educator and other professionals in the area of health. Research this based on a qualitative approach. For data collection instrument was used as the observation and the open questionnaire. To compose the subjects opted for specific spaces between them: a faculty of Paraíba, one-CAPSi Children and Youth Psychosocial Care Center and an Association of Parents and Friends of Mentally- APAE, ie, spaces where these teachers performing duties education. The survey was conducted in May 2014 and had 02 teachers participating as subjects of Hospital Pedagogy project, 01 and 01 CAPSi Coordinator of Educator APAE. For the realization of this study used the theoretical reflections of official documents published by the MEC / Brazil (2002), CONANDA (1995), and authors like Matos and Mugiatti (2011) Oliveira (2008), Libâneo (1994) and others. Few educators in the investigated areas; knowledge of professionals in the non-school environment; the evaluation process of the child was seen individually, the results from the proposed activity; A good relationship between educators and health professionals; As methodology / strategies: the educator pedagogical action toward this playfulness X formal curriculum; Undoubtedly the institution are important for the development of school children and adolescents.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4565-
dc.date.accessioned2019-06-28T16:03:12Z-
dc.date.available2019-06-28-
dc.date.available2019-06-28T16:03:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogia - atuação profissionalpt_BR
dc.subjectAtuação profissional - pedagogia - espaço não escolarpt_BR
dc.subjectPedagogo - práticas profissionaispt_BR
dc.subjectPedagogy - professional performancept_BR
dc.subjectProfessional performance - pedagogy - non-school spacept_BR
dc.subjectPedagogic - professional practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Alzenira Cândida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe performance of the pedagogue in non-school space.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Alzenira Cândida. Atuação do pedagogo no espaço não escolar. 2014. 51 f. Monografia(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALZENIRA CÂNDIDA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfAlzenira Cândida Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2014.330.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.