Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4567
Title: Vivências homofóbicas de professores homossexuais em seus ambientes de trabalho.
Other Titles: Homophobic experiences of homosexual teachers in their work environments.
???metadata.dc.creator???: ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FREITAS, Erlane Aguiar Feitosa de.
Keywords: Psicologia educacional e homossexualidade;Professores homossexuais;Homofobia - ambiente de trabalho;Educational Psychology and Homosexuality;Homosexual teachers;Homophobia - Work environment
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Vivências homofóbicas de professores homossexuais em seus ambientes de trabalho. 2014. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho consistiu em analisar as vivências de professores homossexuais diante das ações homofóbicas em seus ambientes de trabalho. Deste modo, buscou-se averiguar os possíveis obstáculos encontrados pelos professores para assumir a homossexualidade no âmbito educacional, identificar as reações e sentimentos destes diante de casos de homofobia, procurando investigar se as vivências homofóbicas estão interferindo na auto realização profissional. Tomando como base os princípios da pesquisa descritiva, com ênfase na abordagem quanti- qualitativa, este trabalho desenvolveu um diálogo entre os resultados e estudos teóricos que abordam o tema em questão. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário de vinte e duas questões aplicado com vinte professores homossexuais da rede pública de ensino (Fundamental, Médio e Superior), nas cidades de Sousa e Cajazeiras, localizadas no Alto Sertão da Paraíba. Dentre os principais resultados constatou-se que a homofobia está presente no ambiente de trabalho dos sujeitos investigados, porém, estes conseguem, de certa forma, superá-la. Observa-se que o assumir homossexual não é uma tarefa fácil, uma vez que os sujeitos, apesar de não se sentirem excluídos, se comportam silenciando a orientação sexual no ambiente escolar. As vivências homofóbicas não interferem na auto realização profissional dos sujeitos investigados, e nem é um empecilho às vivências pessoais e profissionais. Contudo, fica evidente a necessidade de uma problematização mais apurada sobre a homofobia na escola, uma vez que a ausência destes discursos pode vir a ser a causa das estigmatizações sofridas por estes sujeitos. Conclui-se que o acolhimento da escola e da família é imprescindível para contribuir na amenização das discriminações e preconceitos contra os sujeitos homossexuais inseridos nestes ambientes.
Abstract: This work tries to analyze the experiences of homosexual teachers before homophobic actions in their work environments. Therefore, we ascertained the possible obstacles encountered by teachers to assume the homosexuality in their educational contexts, as well as to identify the reactions and feelings theirs on these cases of homophobia, seeking to investigate whether homophobic experiences are interfering in professional self-fulfillment. Based on the principles of descriptive research, with an emphasis on quantitative and qualitative approach, this work developed a dialogue between the results and theoretical studies that address the theme in question. The collection instrument was a questionnaire of twenty-two questions applied with twenty homosexual teachers from public schools (Primary, Secondary and Higher education), in the cities of Sousa and Cajazeiras, located in the Dry Backlands of Paraíba state. Among the main results, we found that homophobia is present in the work environment of the investigated teachers, but they manage to overcome it somehow. It was noted that to assume the homosexuality is not an easy task, once the subjects behave silencing the sexual orientation in school environment, despite not feel excluded. Homophobic experiences do not interfere in the professional self-realization of the investigated teachers, and do not obstruct their personal and professional experiences. However, it is evident the need for a more favorable problematization about school homophobia, since the absence of these speeches might be the cause of stigmatization suffered by these educators. We conclude that the acceptance of the family and of school is essential to contribute in the decrement of discrimination and prejudice against the homosexual teachers inserted in these environments.
Keywords: Psicologia educacional e homossexualidade
Professores homossexuais
Homofobia - ambiente de trabalho
Educational Psychology and Homosexuality
Homosexual teachers
Homophobia - Work environment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4567
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NYEDJA NARA FURTADO DE ABRANTES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfNyedja Nara Furtado de Abrantes. Monografia Pedagogia. CFP 2014.427.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.