Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, F. C. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5916201171567416pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA, Maria Thais de Oliveira.-
dc.contributor.referee2CORRÊA, Adriana.-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender a importância da formação docente no processo de inclusão dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental. A motivação para estudar a temática foi por ser uma prática que apesar de ser exigida por lei, ainda é distante da realidade contemporânea, haja vistas muitos desafios são postos para o ensino Inclusivo. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal do município de Poço José de Moura -PB. Para tanto, desenvolvemos uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada de uma entrevista semiestruturada destinada a quatro (4) professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, na qual obtivemos as informações necessárias para a realização de nossas análises, que foram feitas através das falas das entrevistadas contrapondo-se com os aportes teóricos como Mantoan, (2015), Cruz e Glat, (2014), Pimenta; Ghedin (2008). Nos resultados da pesquisa, verificou-se que as professoras têm formação em nível superior, mas no que se refere à formação continuada em educação especial, não possuem qualificação melhor nesta área. Os sujeitos reconhecem a falta de capacitação, demonstram a necessidade de criação de projetos inclusivos como: capacitação de professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais e também nas regulares. Apontam a relevância da formação de qualidade para a atuação docente no campo da inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação docente no processo de inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2018-08-01-
dc.description.abstractThis study aimed to understand the importance of teacher training in the process of inclusion of students in the initial years of elementary school. The motivation to study the subject was because it is a practice that despite being required by law, is still far from contemporary reality, given the many challenges that are posed for inclusive education. The research was carried out in a municipal school in the municipality of Poço José de Moura -PB. To do so, we have developed a qualitative approach. For the data collection, a semi-structured interview was used for four (4) teachers from the initial years of elementary school, in which we obtained the necessary information for the accomplishment of our analyzes, which were made through the statements of the interviewees, opposing the theoretical contributions such as Mantoan, (2015), Cruz and Glat, (2014), Pimenta; Ghedin (2008). In the research results, it was verified that the teachers have higher education, but with regard to continuing education in special education, they do not have a better qualification in this area. The subjects recognize the lack of training, demonstrate the need to create inclusive projects such as: training of teachers to work in multifunctional resource rooms and also regular ones. They point to the relevance of quality training for the teaching profession in the field of inclusion.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4568-
dc.date.accessioned2019-06-28T16:48:14Z-
dc.date.available2019-06-28-
dc.date.available2019-06-28T16:48:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Andréa Anacleto Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training in the inclusion process in the elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Andréa Anacleto Ferreira de. Formação docente no processo de inclusão nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 41 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉA ANACLETO FERREIRA DE ANDRADE. MONOGRAFIA PEDAGAGIA. CFP 2018.pdfAndréa Anacleto Ferreira de Andrade. Monografia Pedagogia. CFP 2018.389.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.