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Title: Arranjo ótimo para as facilidades de um terminal de ônibus intermunicipal.
Other Titles: Arranjo ótimo para as facilidades de um terminal de ônibus intermunicipal.
???metadata.dc.creator???: PAULA, José Airton de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MAHER, M. J.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CABRERA, J. G.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIPOWSKI
Keywords: Bus terminal - Arrangement.;Terminal de ônibus - Arranjo.;Terminal de Ônibus - Campina Grande-PB.;Movimento de Passageiros - Terminal de Ônibus.;Bus Terminal - Campina Grande-PB.;Passenger Movement - Bus Terminal.
Issue Date: Nov-1975
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PAULA, José Airton de. Arranjo ótimo para as facilidades de um terminal de ônibus intermunicipal. 1975. 108f. (Dissertação) Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1975. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4573
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação trata sobre a otimização do movimento dos passageiros na Estação Terminal de Ônibus de Campina Grande no Estado da Paraíba. 0 desenvolvimento do sistema para coleta de dados e explicado e e apresentada a metodologia para o armazenamento e a recuperação dos dados. 0 modelo matemático desenvolvido para simular vários arranjos geométricos das facilidades da Estação Terminal, e discutido, e sua limitação é ressaltada. A análise dos dados coletados mostram que as facilidades da Estação Terminal são principalmente usadas por passageiros "saindo" de Campina Grande e passageiros "em trânsito". Portanto o modelo considera somente passageiros saindo e em trânsito. Mostra-se que dois arranjos das facilidades podem melhorar o "layout" do Terminal em função da mínima distância que um passageiro percorre. A metodologia desenvolvida para a coleta, armazenamento e recuperação dos dados bem como o modelo matemático pode ser usado para otimização de problemas similares.
Abstract: This dissertation deals with the optimization of the movement of the passengers in the Bus Terminal Station of Campina Grande in the State of Paraíba. The development of the system for data collection and explained and presented the methodology for the storage and retrieval of data. The mathematical model developed to simulate various geometric arrangements of Terminal Station facilities, and discussed, and its limitation is emphasized. The analysis of the collected data shows that the facilities of the Terminal Station are mainly used by passengers "leaving" Campina Grande and passengers "in transit". Therefore the model considers only passengers leaving and in transit. It is shown that two facilities arrangements can improve the  the "layout" of the Terminal due to the minimum distance a passenger travels. The methodology developed for data collection, storage and retrieval as well as the mathematical model can be used to optimize similar problems.
Keywords: Bus terminal - Arrangement.
Terminal de ônibus - Arranjo.
Terminal de Ônibus - Campina Grande-PB.
Movimento de Passageiros - Terminal de Ônibus.
Bus Terminal - Campina Grande-PB.
Passenger Movement - Bus Terminal.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil e Ambiental
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4573
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