Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4585
Title: Avaliando o conhecimento dos alunos do Curso de Gestão Pública sobre as estratégias para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Other Titles: Evaluating the knowledge of the students public management course on the strategies for de promotion of sustainable development.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Ana Laís Nascimento dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, José Ozildo dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Rosélia Maria de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Allan Gustavo Freire da.
Keywords: Desenvolvimento sustentável;Estudo de percepção;Avaliação do conhecimento;Discentes - Curso de Gestão Pùblica - CDSA;Perception study;Assessment of knowledge
Issue Date: 15-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Ana Laís Nascimento dos Santos. Avaliando o conhecimento dos alunos do Curso de Gestão Pública sobre as estratégias para a promoção do desenvolvimento sustentável. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4585
???metadata.dc.description.resumo???: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de natureza descritiva e com uma abordagem quantitativa, desenvolvida junto aos alunos do quinto período, do Curso de Tecnologia em Gestão Pública, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Sumé, Estado da Paraíba. O objetivo da presente pesquisa foi mostrar a necessidade de se discutir em sala de aula estratégias para que o desenvolvimento sustentável seja promovido. Através da presente pesquisa pode-se constatar que os projetos voltados para a promoção do desenvolvimento sustentável não devem somente se limitar ao contexto regional e social. Para que haja êxito nesses processos é necessário que, por um longo tempo, exista compromisso com a permanência das soluções mobilizadas. Isto por que o objetivo da sustentabilidade não diz respeito apenas à preservação dos recursos naturais. Ela também leva em consideração o desencadeamento dos processos históricos resultantes dessa preservação e mostra a necessidade da evolução de alternativas tecnológicas que permitam que tal preservação aconteça. Embora os dados coletados demonstrem que todos os entrevistados sabem o que é desenvolvimento sustentável, mediante a análise completa dos dados, pode-se concluir que o que o conhecimento dos alunos entrevistados ainda é pouco satisfatório em relação ao que é desenvolvimento sustentável e quais as estratégias para a sua promoção.
Abstract: This is an exploratory research, of a descriptive nature and with a quantitative approach, developed with the students of the fifth period, of the Technology Course in Public Management, Federal University of Campina Grande, Campus of Sumé, State of Paraíba. The objective of the present research was to show the need to discuss strategies in the classroom for sustainable development to be promoted. Through the present research it can be verified that the projects focused on the promotion of sustainable development should not only be limited to the regional and social context. For these processes to succeed, it is necessary for a long time to be committed to the permanence of the solutions mobilized. This is because the objective of sustainability does not only concern the preservation of natural resources. It also takes into account the triggering of historical processes resulting from this preservation and shows the need for the evolution of technological alternatives that allow such preservation to take place. Although the data collected demonstrate that all the interviewees know what sustainable development is, through a complete analysis of the data, it can be concluded that what the knowledge of the students interviewed is still unsatisfactory in relation to what is sustainable development and what strategies for your promotion.
Keywords: Desenvolvimento sustentável
Estudo de percepção
Avaliação do conhecimento
Discentes - Curso de Gestão Pùblica - CDSA
Perception study
Assessment of knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão Pública.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4585
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA LAÍS NASCIMENTO DOS SANTOS FERNANDES - TCC GESTÃO PÚBLICA 2017..pdfAna Laís Nascimento dos Santos Fernandes - TCC Gestão Pública 2017.392.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.