Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4586
Title: Avaliando a percepção da população em relação aos serviços prestados pelo Centro de Atenção Psicossocial no Município de Sumé, Estado da Paraíba.
Other Titles: Evaluating the perception of the populations in relation to the services provided by the Psychosocial Attention Center in the Municipality of Sumé, Paraíba Stade of Brazil.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Andréia da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, José Ozildo dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Allan Gustavo Freire da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Rosélia Maria de Sousa.
Keywords: Estudo de percepção;Centro de Atenção Psicossocial - CAPS;Sumé - PB - CAPS;Política Pública de Saúde;Psychosocial Attention Center;Perception study
Issue Date: 15-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Andréia da Silva. Avaliando a percepção da população em relação aos serviços prestados pelo Centro de Atenção Psicossocial no Município de Sumé, Estado da Paraíba. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4586
???metadata.dc.description.resumo???: Trata-se de uma pesquisa exploratória e de natureza quantitativa, que teve por objetivo geral avaliar a percepção da população em relação aos serviços prestados pelo Centro de Atenção Psicossocial no município de Sumé, Estado da Paraíba. Os Centros de Atenção Psicossocial são unidades de saúde local que conta com uma população adscrita definida, oferecendo serviços e ações relativas à saúde mental. Possuindo uma proposta de trabalho baseada no tripé equipe interdisciplinar, família e o projeto terapêutico individual, tais centro realizam a reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais em fase controlada (não aguda), conferindo autonomia aos usuários, aproveitando os recursos da comunidade e treinando as habilidades sociais. Por essa razão, são considerados como similares à Estratégia Saúde da Família. Os dados coletados na presente pesquisa demonstram que a Secretaria Municipal de Saúde precisa rever de forma completa, a natureza dos serviços prestados pelo Centro de Atenção Psicossocial, capacitar melhor a equipe profissional que ali exerce suas atividades funcionais, objetivando proporcionar um melhor acolhimento ao usuário, oportunizá-lo serviços de qualidade e que possuam resolutividade. E, que sejam prestados por profissionais que saibam repassar para o usuário confiança, credibilidade e presteza. Isto porque os usuários deste centro não estão satisfeitos com a qualidade dos serviços oferecidos, principalmente, no que diz respeito ao atendimento individual, visto que este foi avaliado como sendo ruim ou muito ruim por 70% dos entrevistados.
Abstract: This is an exploratory and quantitative research whose general objective was to evaluate the perception of the population in relation to the services provided by the Center for Psychosocial Care in the city of Sumé, State of Paraíba. The Psychosocial Care Centers are local health units that have a defined ascribed population, offering services and actions related to mental health. Possessing a work proposal based on the tripod interdisciplinary team, family and the individual therapeutic project, such center perform the psychosocial rehabilitation of users with controlled (non-acute) controlled mental disorders, granting autonomy to users, taking advantage of community resources and training the social skills. For this reason, they are considered as similar to the Family Health Strategy. The data collected in the present research demonstrate that the Municipal Health Department needs to thoroughly review the nature of the services provided by the Psychosocial Care Center, to better qualify the professional team that carries out its functional activities, aiming to provide a better reception to the user, quality services and that have resolutiveness. And, be provided by professionals who know how to pass on to the user confidence, credibility and readiness. This is because the users of this center are not satisfied with the quality of the services offered, especially with regard to individual care, since it was rated as being bad or very bad by 70% of the interviewees.
Keywords: Estudo de percepção
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS
Sumé - PB - CAPS
Política Pública de Saúde
Psychosocial Attention Center
Perception study
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão Pùblica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4586
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉIA DA SILVA OLIVEIRA - TCC GESTÃO PÚBLICA 2017..pdfAndréia da Silva Oliveira - TCC Gestão Pública 2017.281.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.