Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROZ, D. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6381465157608044pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS JUNIOR, Antonio da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS JÚNIOR, A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050268037228947pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA FILHO, Gilvan Dias de.-
dc.contributor.referee2SANTOS, José Ozildo dos.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espgestaopolpubCDSA.2017.tccmon.queiroz-
dc.description.resumoO presente estudo objetiva analisar as políticas educacionais nos governos FHC e Lula, buscando identificar a desresponsabilização de ambos os governos no que se refere a assegurar uma educação pública de qualidade. Propôs conhecer alguns programas educacionais criados no governo FHC e no governo Lula. Como objetivo principal, identificar nos eixos centrais dessas políticas a lógica do capital, e analisar a transferência de parte da responsabilidade que, ora seria do governo federal, para a sociedade civil e para a iniciativa privada. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma revisão bibliográfica da temática, tendo como referências estudiosos das áreas de educação, ciências sociais, serviço social e políticas públicas, dentre eles: Anderson (1995), Laurell (2002), Scheibe (2003), Oliveira (2009), entre outros. Esse estudo buscou assegurar à presente pesquisa um suporte teórico para a discussão das políticas educacionais no país. Também foi feita a análise de documentos legais que definem tais políticas nos dois governos: Constituição Federal (BRASIL, 1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), dentre outros. Espera-se com essa pesquisa contribuir para a ampliação do debate acerca das políticas educacionais no país e na percepção de seus avanços ou retrocessos que elas tiveram a partir do governo de FHC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Pública.pt_BR
dc.titleA desresponsabilização do Estado Brasileiro face às Políticas Públicas Educacionais nos governos FHC e Lula (1994 – 2010).pt_BR
dc.date.issued2017-09-14-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the educational policies in the FHC Lula, seeking to identify the lack of accountability of both governments regarding quality public education. He proposed to meet some educational programs created by the FHC government and the Lula government. With the objective the central axis of these policies to identify the logic of capital, and analyze transfer of part of the federal government's civil society and the private sector. In order to achieve the proposed objectives, bibliographical review of the subject, with reference to areas of education, social sciences, social service and public policies, among they are: Anderson (1995), Laurell (2002), Scheibe (2003), Oliveira (2009), among others. This study sought to ensure to the present research a theoretical support for the discussion of educational policies in the country. The analysis of legal documents that define such policies in both governments: Constitution Federal (BRAZIL, 1988), Law of Guidelines and Bases of National Education (BRASIL, 1996), among others. It is hoped that this research will contribute to the debate about the educational policies in the country and the perception of its advances or setbacks that they had from the government of FHC.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4588-
dc.date.accessioned2019-06-30T19:12:02Z-
dc.date.available2019-06-30-
dc.date.available2019-06-30T19:12:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de educaçãopt_BR
dc.subjectEstado e educaçãopt_BR
dc.subjectFernando Henrique Cardoso - Governopt_BR
dc.subjectGoverno Lula e Educaçãopt_BR
dc.subjectDesresponsabilização do Estado Brasileiro - Educaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas para a formação de professorespt_BR
dc.subjectPublic education policiespt_BR
dc.subjectDisclaimer of the Brazilian State - Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Daniel Beserra de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe lack of accountability of the Brazilian State vis-à-vis Public Educational Policies in the governments of Presidents Fernando Henrique Cardisi and Luiz Inácio Lula da Silva (1994-2010)pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Daniel Bezerra de. A desresponsabilização do Estado Brasileiro face às Políticas Públicas Educacionais nos governos FHC e Lula (1994 – 2010). 2017. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em Gestão das Políticas Públicas, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4588pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão das Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIEL BEZERRA DE QUEIROZ - TCC EGESPP 2017.pdfDaniel Bezerra de Queiroz - TCC EGESPP 2017673.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.