Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBittencourt, Ig Ibertpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4038730280834132pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Evandro de Barros.
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, E. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.referee1BAPTISTA, Cláudio de Souza
dc.contributor.referee1IDBAPTISTA, C. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0104124422364023pt_BR
dc.contributor.referee2GUTIERREZ, Maria Del Rosario Girardi.
dc.contributor.referee2IDGIRARDI, Rosariopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317074159250496pt_BR
dc.contributor.referee3PINTO, Sergio Crespo Coelho da Silva.
dc.contributor.referee3IDPINTO, S. C. C. S.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6515044727348778pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa está relacionada à concepção e construção de sistemas educacionais mediados por computador dotados de adaptatividade e baseados na Web semântica, integrando técnicas e tecnologias provenientes da Inteligência Artifical e Web Semântica. Nesse sentido, esta tese apresenta uma solução para viabilizar a construção efetiva dos sistemas em pauta, consistindo especificamente na integração de ontologias, agentes e serviços semânticos. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos: 1) propor um modelo conceitual para construção de tais ambientes educacionais; 2) propor e implementar um modelo computacional baseado em ontologias, agentes e serviços semânticos e 3) propor e implementar um modelo de infraestrutura para interoperabilidade entre aplicações educacionais. Para avaliação da proposta foram definidos três estudos de casos, abrangendo os domínios de Matemática e Medicina. Os resultados alcançados mostraram-se adequados, tendo como contribuição a concepção e desenvolvimento de tais modelos, as quais correspondem: i) à proposição dos modelos para ambientes educacionais adaptativos e semânticos; ii) à garantia do desenvolvimento e manutenção de ambientes educacionais adaptativos e semânticos de forma mais fácil; iii) à possibilidade de produção em larga escala de tais ambientes e para as diversas áreas do conhecimento e iv) à possibilidade de permitir que instituições de ensino possam cooperar na produção de materiais educacionais e no acesso aos estudantes que necessitem deste tipo de tecnologia, tanto no Brasil quanto em outros países.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleUm modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos.pt_BR
dc.date.issued2009-08-14
dc.description.abstractThis research examines the design and effective development of adaptive and semantic Web-based educational systems, integrating artificial intelligence techniques and semantic Web-based technologies. In this sense, this research presents a solution in order to ensure the effective construction of such educational systems, which means the integration of ontologias, agents and semantic Web services. As a consequence, the following goals are 1) to propose a conceptual model to build such educational environments; 2) to propose and to implement a computational model based on ontologies, agents, and semantic Web services; 3) to propose and to implement an interoperability model between edudational applications. Moreover, results obtained from three case studies (within Math and Medicine domains) are provided to evaluate the feasability of the thesis. The outcomes achieved were the conception and development of such models and the contributions are summarized as follows: i) the proposition of models to adaptive and semantic Web-based educational environments; ii) to ensure the development and maintenance of such educational sysems in an easy way; iii) to provide an structure to large-scale production of such environments and to different domains and iv) to provide the capability for universities to cooperate in the production of learning resources and access to students who needs this kind of technology as in Brazil as in abroad.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4598
dc.date.accessioned2019-07-01T18:53:48Z
dc.date.available2019-07-01
dc.date.available2019-07-01T18:53:48Z
dc.typeTesept_BR
dc.subjectInteligência Artificial – Sistemas Multiagentespt_BR
dc.subjectWeb Semânticapt_BR
dc.subjectEducação à Distânciapt_BR
dc.subjectAmbientes Educacionais – Web Semânticapt_BR
dc.subjectArtificial Intelligence - Multiagent Systemspt_BR
dc.subjectSemantic Webpt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectEducational Environments - Semantic Webpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA computational model for the construction of adaptive and semantic educational systems.pt_BR
dc.relationInstituto de Computação da UFALpt_BR
dc.identifier.citationPINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana. Um modelo computacional para a construção de sistemas educacionais adaptativos e semânticos. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4598pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO-TESE (PPGCC) 2009..pdfIg IBert Bittencourt Santana Pinto - Dissertação PPGCC 2009.25.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.