Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4599
Title: Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Malo(HUJB).
Other Titles: Humanization of health care: contribution of pedagogy at the University Hospital Júlio Bandeira de Malo (HUJB).
???metadata.dc.creator???: ALVES, Francisca Benilda Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
Keywords: Pedagogia hospitalar;Humanização na saúde;Hospital Universitário;Crianças - atendimento hospitalar;Adolescentes - atendimento hospitalar;Hospital pedagogy;Humanization in health;Universitary hospital;Children - hospital care;Teens - hospital care
Issue Date: 12-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Francisca Benilda Ferreira. Humanização da assistência em saúde: contribuição da pedagogia no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Melo(HUJB). 2018. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho buscou discutir acerca da humanização na área da Saúde a partir da Pedagogia Hospitalar, compreendendo que a relação do ensino com o serviço no trabalho humanizador com crianças e adolescentes contribui positivamente no processo de hospitalização destes. Desse modo, delineamos como objetivo geral: analisar a contribuição da Pedagogia Hospitalar ao processo de humanização no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), a partir da extensão universitária. Os objetivos específicos são: descrever a percepção dos extensionistas acerca da Política Nacional de Humanização; elencar as ações desenvolvidas pelos extensionistas no projeto de extensão integração ensino-serviço na humanização do cuidado as crianças e adolescentes hospitalizados no HUJB; analisar como as ações extensionistas, em Pedagogia Hospitalar contribuíram para à Política de Humanização no HUJB. Quanto ao percurso metodológico realizamos inicialmente um levantamento bibliográfico acerca da temática em apreço. A segunda etapa desta pesquisa foi uma pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista estruturada a qual foi realizada com os sujeitos desta investigação que foram quatro extensionista do projeto de humanização do HUJB, a abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados, o estudo teórico empreendido e as informações obtidas por meio das entrevistas permitiram concluir que o trabalho do pedagogo em prol da humanização é fundamental, uma vez, que contribui para que as crianças e adolescentes que chegam ao hospital como seus acompanhantes tenham um atendimento mais sensível e humanizado, tornando assim o período de internamento menos doloroso.
Abstract: The present work sought to discuss humanization in the area of Health from the Pedagogy of Hospital, understanding that the relationship between teaching and service in humanizing work with children and adolescents contributes positively to the hospitalization process. Thus, we outline as a general objective: to analyze the contribution of Hospital Pedagogy to the process of humanization in the University Hospital Júlio Bandeira (HUJB), from the university extension. The specific objectives are: to describe the extensionists' perception about the National Humanization Policy; to list the actions developed by the extension agents in the extension project teaching-service integration in the humanization of care to the children and adolescents hospitalized in the HUJB; to analyze how the extensionist actions in Hospital Pedagogy contributed to the Humanization Policy in the HUJB. As for the methodological path, we initially carried out a bibliographical survey about the subject in question. The second stage of this research was a field survey. The data collection instrument was the structured interview which was carried out with the subjects of this research, who were four extensionistas of the HUJB humanization project, the approach was of the qualitative type. Regarding the results, the theoretical study undertaken and the information obtained through the interviews allowed us to conclude that the work of the pedagogue in favor of humanization is fundamental, since it helps children and adolescents who come to the hospital as their companions to have a more sensitive and humane treatment, making hospitalization less painful.
Keywords: Pedagogia hospitalar
Humanização na saúde
Hospital Universitário
Crianças - atendimento hospitalar
Adolescentes - atendimento hospitalar
Hospital pedagogy
Humanization in health
Universitary hospital
Children - hospital care
Teens - hospital care
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4599
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA BENILDA FERREIRA ALVES. MONOGRFAIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfFrancisca Benilda Ferreira Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2018.752.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.