Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4601
Title: Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia.
Other Titles: Teaching learning through PIBID/Pedagogy.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Karla Roberta Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
Keywords: Aprendizagem da docência;Formação de professores;PIBID;Teaching apprenticeship;Teacher training
Issue Date: 16-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Karla Roberta Dantas. Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia. 2018. 46f.Monografia (Licenciatura em pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa intitulada Aprendizagem da docência através do PIBID/Pedagogia, tem como questão problematizadora: De que forma é possível que os alunos, bolsistas de Iniciação à Docência, iniciantes na profissão, aprendam a docência, a partir das experiências vivenciadas no PIBIB/Pedagogia, considerando as especificidades da escola pública? Para responder tivemos como objetivos: analisar a aprendizagem da docência a partir das experiências no PIBID; refletir a permanência do bolsista de ID nas escolas participantes do Programa, considerando a parceria com todos os envolvidos no processo educativo; repensar as ações planejadas que favorecem o processo de ensino aprendizagem de alunos atendidos nos plantões pedagógicos e discutir os resultados no processo educativo a partir das atividades realizadas. No capítulo teórico discorremos acerca da contribuição significativa que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, vem oportunizando a formação acadêmica, a partir da valorização do magistério, proporcionando aos graduandos a experiência prática no seu campo de trabalho já no início do curso, diante de observações realizadas e com a prática vivenciada na escola. Na metodologia a pesquisa se insere na perspectiva qualitativa e foi realizada a partir de um questionário feito a três ex-bolsistas do PIBID que atuavam em escolas públicas da cidade de Cajazeiras/PB. Os dados foram analisados a partir da análise temática e obtivemos os seguintes resultados: pensar o PIBID enquanto propulsor de aprendizagem da docência e a Escola enquanto parceira da Universidade levando em consideração o processo ensino-aprendizagem de crianças em diferentes faixas etárias. Por fim, o PIBID é considerado um meio a mais que propicia melhoria na educação pública, bem como na vida acadêmica de estudantes do Curso de Pedagogia.
Abstract: This research, entitled "Learning of the teaching through PIBID/Pedagogy”, has as a problem: How can it be possible for students, beginners in the teaching profession, to learn the teaching, from experiences lived on PIBIB / Pedagogy, considering the specificities of the public school? To answer we had as objectives: to analyze the learning of the teaching from the PIBID experiences; reflect a permanence of the ID scholarship holders in the schools that participate of the Program, considering the partnership with all those involved in the educational process; rethink the planned actions that favor the learning teaching process of students attended in the pedagogical positions and discuss the results of the educational process from the activities carried out. In the theorical chapter we discuss about the significant contribution of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grant (PIBID), has been providing an academic training, based on the valorization of teaching, providing to the graduating people experience in their field of work since the beginning of the course, with observations made and with the practice lived in the school. In the methodology the research is inserted in the qualitative perspective and was carried out from a questionnaire made with three former PIBID ex-scholarship holders who worked in public schools in the city of Cajazeiras / PB. The data were analyzed based on the thematic analysis and we obtained the following results: thinking of the PIBID, while supporting learning and teaching in the School while partnership of the University considering the learning-teaching process in children with different ages. Finally, the PIBID is considered as a way that more conducive the best of the public education, as well as in the academic life of students of the Pedagogy Course.
Keywords: Aprendizagem da docência
Formação de professores
PIBID
Teaching apprenticeship
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4601
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARLA ROBERTA DANTAS ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfKarla Roberta Dantas Alves. Monografia Pedagogia CFP. 2018.401.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.