Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4602
Title: A Relação Professor Aluno e o Processo de Ensino Aprendizagem.
Other Titles: The Student Teacher Relationship and the Teaching Learning Process.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Irislene Gracielly Siebra de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIRA, Maria Janete de.
Keywords: Relação - Professor - Aluno;Afetividade;Pedagogia;Ensino - Aprendizagem - Relação na Escola;Relation - Teacher - Student;Affectivity;Pedagogy;Teaching - Learning - Relationship in School
Issue Date: 3-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Irislene Gracielly Siebra de. A Relação Professor Aluno e o Processo de Ensino Aprendizagem. 2015. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por tema: A relação professor aluno e o processo de ensino aprendizagem. O estudo tem como objetivo geral analisar a relação de afetividade entre professor e aluno no dia-a-dia escolar e como objetivos específicos identificar as relações de afetividade vividas pelos alunos; refletir sobre a relevância do laço afetivo para a interação dos educandos com a educadora. O trabalho está dividido em três capítulos sendo no capitulo 1 retratado o estudo da afetividade que é considerada como indispensável dentro da relação entre professor-aluno, sendo estas relações de fundamental importância para com o comportamento dos indivíduos. A afetividade pode influenciar de maneira significante o modo pelo qual os indivíduos resolvem seus conflitos morais. A forma de organizar o conhecimento, influência de forma significativa no sentimento de cada pessoa, bem como o sentir vem a configurar seu modo de pensar. Partindo disto, pode-se considerar que a afetividade ultrapassa a função do pensamento psíquico assumindo assim seu papel enquanto organizadora das ações e das reações. No capítulo 2 apresentamos a pesquisa como um estudo qualitativo, onde utilizamos como técnica para coleta de dados um questionário semi-estruturado com questões abertas e proposta de uma redação livre para os alunos. Para a educadora utilizamos como instrumento de coleta uma redação de pontos positivos e negativos de todos os alunos participantes da pesquisa. Também foi feita uma observação na sala de aula pesquisada. Participaram da pesquisa uma professora e 19 alunos do 4º ano do ensino fundamental com a faixa etária entre 10 e 14 anos. A coleta de dados foi realizada em uma escola pública do alto sertão paraibano, que atende ao ensino infantil e fundamental. A pesquisa teve como autores Wallon, Capelatto, Freire, Vygotsky entre outros. No capítulo 3 apresentamos a análise dos dados. Na conclusão buscamos compreender as relações de afetividade vivida pela professora e os alunos e também refletir sobre a relevância destas para o processo de aprendizagem levando sempre em conta a interação dos educandos com a professora.
Abstract: This work has the theme: The teacher student relationship and the process of teaching and learning. The study has the general objective to analyze the warm relationship between teacher and student in the school day-to-day and specific objectives to identify the affective relationships experienced by students; reflect on the relevance of emotional bond to the interaction of students with the teacher. The work is divided into three chapters and in Chapter 1 depicted the study of affectivity which is regarded as essential in the relationship between teacher and student, which are of fundamental importance to relations with the behavior of individuals. Affectivity can influence significantly the way the way in which individuals solve their moral conflicts. The way of organizing knowledge, influence significantly the feeling of each person as well as the feeling comes to setting up your thinking. From this, it can be considered that the affection goes beyond the function of psychic thought so assuming its role as organizer of actions and reactions. In Chapter 2 we present the research as a qualitative study, which used as a technique for data collection a semi- structured questionnaire with open questions and propose a free writing for students. For teacher use as an essay collection instrument of positive and negative points of all students participating in the survey. There was also a note in the classroom researched. The participants were a teacher and 19 students from the 4th grade of elementary school to the age group between 10 and 14 years. Data collection was conducted in a public school in the high backlands of Paraiba, attending the kindergarten and elementary school. The research was Wallon authors, Capelatto, Freire, Vygotsky and others. Chapter 3 presents the analysis of the data. In conclusion we seek to understand the relationship of affection experienced by the teacher and students and also reflect on the relevance to the learning process always taking into account the interaction of students with the teacher.
Keywords: Relação - Professor - Aluno
Afetividade
Pedagogia
Ensino - Aprendizagem - Relação na Escola
Relation - Teacher - Student
Affectivity
Pedagogy
Teaching - Learning - Relationship in School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4602
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRISLENE GRACIELLY SIEBRA DE ANDRADE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfIrislene Gracielly Siebra de Andrade. Monografia Pedagogia. CFP 2015.404.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.