Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4603
Title: A formação do(a) pedagogo(a) e a abordagem de gênero no âmbito educativo: uma análise crítica da práxis docente.
Other Titles: The training of the pedagogue and the gender approach in education: a critical analysis of teacher praxis.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Ana Carla Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA , Zildene Francisca.
Keywords: Gênero;Universidade;Professor plural;Formação docente;Genre;University;Plural teacher;Teacher training
Issue Date: 16-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Ana Carla Pinheiro. A formação do(a) pedagogo(a) e a abordagem de gênero no âmbito educativo: uma análise crítica da práxis docente. 2018. 71 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a práxis pedagógica de alunos do curso de Pedagogia em meio às questões de gênero no âmbito educativo. A partir deste foram designados mais quatro objetivos específicos, sendo: discutir o papel da universidade na formação do professor plural; refletir acerca do estudo das questões de gênero na universidade e suas implicações na formação docente; verificar as perspectivas de professores (as) em formação quanto ao processo de ensino e aprendizagem das questões de gênero e compreender os principais desafios e possibilidades de um trabalho com as questões de gênero no âmbito educativo. Diante disso, pretendemos responder a problemática da pesquisa, delineada em: como ocorre o processo de preparação teórica e prática na formação de alunos do curso de Pedagogia para lidar com as questões de gênero no âmbito educativo? A escolha pelo estudo e pesquisa sobre a temática partiu da curiosidade e vontade de aprimorar os conhecimentos acerca da temática, tendo em vista a influência do estudo para formação e atuação docente. Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo seis questões tema. Os dados foram analisados mediante a análise temática. Participaram da pesquisa seis estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras/PB, com idade entre 22 e 43 anos. De acordo com os resultados apurados, percebemos que ainda é necessária uma análise sobre as prioridades e demandas existentes na sociedade, visto que, mediante as perspectivas das participantes, a formação apresenta declínios e lacunas que dificultam o processo de formação docente integralizado. Além disso, pudemos perceber que a pesquisa também contribuiu para o processo de análise crítica dos sujeitos participantes, uma vez que ao refletirem para responder as perguntas, se deparavam com uma realidade antes não analisada, principalmente pela pouca exigência do curso e das disciplinas de se trabalhar as questões de gênero nos diversos âmbitos em que o(a) pedagogo(a) pode se inserir.
Abstract: The present work has as main objective to analyze the pedagogical praxis of students of the Pedagogy course in the midst of gender issues in education. From this were assigned four specific objectives, namely; to discuss the role of the university in the formation of the plural teacher; to reflect on the study of gender issues in the university and its implications on teacher formation; to verify the perspectives of teachers in formation in the process of teaching and learning about gender issues and to understand the main challenges and possibilities of working with gender issues in education. Given this, we intend to answer the research problem, outlined in: how does the process of theoretical and practical preparation in the formation of students of the Pedagogy course to deal with gender issues in the educational field occur? The choice for the study and research about the thematic came from the curiosity and willingness to improve the knowledge about the thematic, considering the influence of the study for formation and teaching performance. In the methodology we used the qualitative research through a semi structured interview containing six theme questions. The data were analyzed using the thematic analysis. Participated of the research six students from the Pedagogy course, from the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras/PB Campus, aged between 22 and 30 years. According to results, we realize that is still necessary an analysis about the priorities and demands that exist in society, since, through the perspectives of the participants, the formation presents declines and gaps that difficult the process of integrated teacher formation. In addition, we could see that the research also contributed to the process of critical analysis of the subjects involved, since when they reflected to answer the questions, they were faced with a reality previously unanalyzed, mainly by the low requirement of the course and disciplines to work on gender issues in the various areas in which the pedagogue can be inserted.
Keywords: Gênero
Universidade
Professor plural
Formação docente
Genre
University
Plural teacher
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4603
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CARLA PINHEIRO ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfAna Carla Pinheiro Alves. Monogrfaia Pedagogia. CFP 2018.492.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.