Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4604
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTOS, Rosimar Alves dos.-
dc.contributor.referee1SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoEsse estudo apresenta algumas considerações em torno do tema preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra e teve como objetivo investigar os reflexos do preconceito racial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como identificar procedimentos utilizados pelos professores para trabalhar o preconceito racial em sala de aula, com vistas a amenizar os danos sofridos pelas vítimas dessa prática. Contudo, para atingirmos nossa meta, foi realizada uma pesquisa de campo com a utilização de um questionário semiestruturado. Todavia, para compreendermos o quão complexa é a questão do racismo no Brasil, visto que, o mesmo pode ser observado diante das desigualdades sociais, corroborando com a questão aqui levantada constamos que o negro ocupa em sua grande maioria a base da estrutura social do país. Para tanto, buscamos apoio em teóricos como: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Silva (1995) dentre outros. Diante disso, também analisamos o surgimento da Lei nº 10. 639/2003, que pode ser entendida como forma de desmitificar a imagem negativa divulgada contra a população negra, bem como o preconceito racial existente nas escolas, que na maioria das vezes, exclui parcela da população negra. Também aborda o papel do professor para trabalhar essa temática da diversidade racial na sala de aula para ajudar a desfazer a imagem negativa que se criou sobre o negro, ressaltando as qualidades de cada grupo racial, para que os alunos negros possam sentir orgulho da sua raça. Percebemos ainda, que quando uma criança é vitima de preconceito, acarreta alguns problemas que influenciam no processo de desenvolvimento da sua aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePreconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra.pt_BR
dc.date.issued2015-12-04-
dc.description.abstractThis study presents some considerations about the racial profiling issue: implications for the teaching and black child's learning process and aimed to investigate the consequences of racial prejudice in teaching and student learning process and identify procedures used by teachers to working racial prejudice in the classroom, in order to mitigate the damage suffered by the victims of this practice. However, to achieve our goal, a field survey using a semi-structured questionnaire was conducted. However, to understand how complex the issue of racism in Brazil, since the same can be seen on social inequalities, corroborating the question raised noticed that by the black occupies mostly the bottom of the social structure of the country. Therefore, also analyzed the emergence of Law No. 639/2003 10, which can be understood as a way to demystify the negative image released against the black population. That said took into account also the existing racial prejudice in schools, which for the most part, reproduces prejudice. It also addresses the role of teacher to work this issue of racial diversity in the classroom to help dispel the negative image that was created on the black, emphasizing the qualities of each racial group, so that black students can be proud of their race. We realize that when a child is the victim of racial prejudice entails some problems of social interaction, and consequently influences the development process of their learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4604-
dc.date.accessioned2019-07-01T20:23:42Z-
dc.date.available2019-07-01-
dc.date.available2019-07-01T20:23:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectCriança Negrapt_BR
dc.subjectRacismo - sala de aulapt_BR
dc.subjectRacial prejudicept_BR
dc.subjectBlack childpt_BR
dc.subjectRacism - classroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Andréa Dantas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRacial prejudice: implications on the teaching and learning process of black children.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Andréa Dantas. Preconceito racial: implicações no processo de ensino e aprendizagem da criança negra. 2015. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉA DANTAS ARAÚJO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfAndréa Dantas Araújo. Monografia Pedagogia. CFP 2015.549.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.