Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4605
Title: Formação, ética e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Other Titles: Teacher training, ethics and practice in the early Years of Elementary Education.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Ana Cristina de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , José Amiraldo Alves da.
Keywords: Formação;Ética;Prática docente;Formation;ethic;Teaching practice
Issue Date: 1-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Ana Cristina de. Formação, Ética e Prática Docente Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a formação, ética e a prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública municipal da cidade de Cajazeiras - PB. Na atualidade essa temática vem sendo considerada motivo de estudos, debates e reflexões sobre o processo de formação, os princípios e os valores éticos no exercício da profissão docente. Destaco ainda, o meu interesse pelo tema por considerá-lo relevante para minha formação docente e prática educativa, e a possibilidade de crescimento pessoal e profissional. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da contribuição dos seguintes autores: Nóvoa (2002), Rios (2003), Perrenoud (2000), Cortella (2013), Goergen (2005), Imbernón (2006) Ribeiro (2003)entre outros. Essa discussão busca esclarecer e refletir alguns questionamentos: Quais as concepções de formação? Qual a contribuição do curso de Pedagogia na sua formação? Quais os princípios e os valores éticos necessários na profissão docente? Foi utilizado como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa, buscando compreender e interpretar os dados a partir das falas das docentes, aplicada com cinco professores, foi utilizado na coleta de dados uma entrevista semiestruturada, composta por dez questões referente ao tema. Os resultados obtidos durante a investigação destacam a relevância da formação docente e a ética como elementos necessários para o desenvolvimento profissional. O estudo sinaliza que os professores precisam ampliar sua visão sobre a ética por compreendê-la como cumprimento de regras, mas destacam também,a relevância dos princípios éticos na formação nas práticas educativas.
Abstract: This monographic study aims to analyze the formation, ethics and teaching practice in the early years of elementary school, a public school in the city of Cajazeiras - PB. Today this issue has been considered purposes of study, debate and reflection about the training process, the principles and ethical values in the exercise of the teaching profession. It also highlights, my interest in the topic because they considered it relevant to my teacher training and educational practice, and the possibility of personal and professional growth. A literature search was conducted, from the contributions of the following authors: Nóvoa (2002), Rivers (2003), Perrenoud (2000), Cortella (2013), Goergen (2005), Imbernon (2006), Ribeiro (2003) among others. This discussion seeks to clarify and reflect some questions: What training concepts? What is the Faculty of Education's contribution in their training? What are the principles and ethical values needed in the teaching profession? Was used as a methodological procedure a qualitative research, trying to understand and interpret the data from the speeches of teachers, applied to five teachers, it was used in data collection A semi-structured interview, consisting of ten questions related to the topic. The results obtained during the investigation highlight the importance of teacher education and ethics as necessary elements for professional development. The study indicates that teachers need to expand their view of ethics by understanding it as compliance with rules, but also highlight the importance of ethical principles in training in educational practices.
Keywords: Formação
Ética
Prática docente
Formation
ethic
Teaching practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4605
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CRISTINA DE ABREU. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfAna Cristina de Abreu. monografia Pedagogia. CFP 2015.443.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.