Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/460
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1069000288980964pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.referee2SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.-
dc.contributor.referee3ANDRADE, Vivian Galdino de.-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar os discursos que circularam no Instituto Pedagógico – Campina Grande, entre os anos de 1931 e 1942, abordando a implantação do ensino de Higiene e Educação Física, que buscava atender os preceitos da ordem social civilizatória em voga na época. Para tal, utilizamos como fonte de pesquisa jornais e revistas que circularam em Capina Grande, Paraíba, ao longo das primeiras décadas do século XX, tais como: A União, O Educador, Brasil Novo, Voz da Borborema, A Imprensa, Revista de Ensino do Estado da Paraíba, Revista Evolução, a revista O Cruzeiro e o Almanaque Eu Sei Tudo. Além destas fontes, também analisamos o Acervo Documental que pertenceu ao Instituto Pedagógico. Na análise dos discursos em torno da circulação do ensino de Higiene e Educação Física, consideramos as abordagens do aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural, principalmente a partir das discussões feitas pelo filósofo francês Michel Foucault (2010), enfatizando os conceitos de discurso e de poder disciplinar. Além disso, dialogamos com as análises teóricas de Norbert Elias (2011), acerca do conceito de civilidade. Na presente narrativa, foi pertinente o diálogo com os conceitos de Cultura Física, Cultura Escolar, Higiene, Eugenia, Gênero e Cultura do Corpo. As discussões a respeito das práticas de Higiene e Educação Física foram baseadas na historiografia relacionada ao tema, a exemplo de Soares Júnior (2015), Parada (2009), Soares (2004), Vago (2002), e Ghiraldelli Jr (1991)., que proporcionam uma melhor compreensão acerca da historicidade de um corpo higienizado e fisicamente vigoroso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqDemografia Históricapt_BR
dc.title“Cultura physica para a família campinense”: higiene e educação física no instituto pedagógico – Campina Grande – PB (1931-1942).pt_BR
dc.date.issued2017-02-17-
dc.description.abstractThe present dissertation objective to analyze the discourses that circulated in Instituto Pedagógico – Campina Grande, Paraiba between the years 1931 to 1942, portraying the implementation of the teaching of Hygiene and Physical Education, that sought to meet the precepts of the civilizing social order in vogue at the epoch. In this sense, we used as a research source newspapers and magazines circulated in Campina Grande, PB during the first decades of the twentieth century, such as for example: A União, O Educador, Brasil Novo, Voz da Borborema, A Imprensa, Revista de Ensino of the state of Paraíba, Revista Evolução, the magazine O Cruzeiro and the Almanaque Eu Sei Tudo. Besides these documental sources, also we analyzed the documentary collection incidente that belonged to Instituto Pedagógico. in the analysis of discourse around the circulation of teaching of Hygiene and Physical Education, we consider the approaches of the theoretical-methodological contribution of the New Cultural History, mainly from the discussions made b y the french philosopher Michel Foucault (2010) emphasizing the concepts of discourse and disciplinary power. Besides that, we dialog with the theoretical analysis of Norbert Elias (2011) about the concept of civility. In the present narrative it was pertinent the dialogue with the concepts of Physical Culture, School Culture, Hygiene, Eugenia, Gender and Culture of the Body. The discussions about the practices of Hygiene and Physical Education were based on historiography related to the subject, for example, Soares Júnior (2015), Parada (2009), Soares (2004), Vago (2004) e Ghiraldelli Jr (1991)., which provided a better understanding of the historicity of a sanitized and physically vigorous body.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/460-
dc.date.accessioned2018-04-23T18:13:54Z-
dc.date.available2018-04-23-
dc.date.available2018-04-23T18:13:54Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectInstituto Pedagógicopt_BR
dc.subjectHigienept_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectCultura do corpopt_BR
dc.subjectHygienept_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Alexandro dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Physical culture for the campinense family”: hygiene and physical education in instituto pedagógico – Campina Grande – PB (1931-1942).pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.relationCapespt_BR
dc.identifier.citationAlexandro dos SANTOS. “Cultura physica para a família campinense”: higiene e educação física no instituto pedagógico – Campina Grande – PB (1931-1942). 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/460pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEXANDRO DOS SANTOS – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2017.pdfAlexandro dos Santos - Dissertação PPGH CH 20171.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.