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dc.creator.IDRIBEIRO, S. E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8849733148418921pt_BR
dc.contributor.advisor1SOLER, Norma Montalvo de.-
dc.contributor.advisor1IDSOLER, N. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1514468556003152pt_BR
dc.contributor.referee1MELO NETO, Francisco de.-
dc.contributor.referee2CHAVES, Iede de Brito.-
dc.description.resumoNeste momento em que abre-se um amplo campo de debate e critica ao pensamento reducionista e materialista, que decorre do modelo capitalista de progresso, e oportuno fazer uma reflexão profunda dos aspectos centrais que, a partir dos anos 60, conformaram a situação de vulnerabilidade que vivenciam comunidades e segmentos produtivos excluídos, a partir de uma nova leitura da realidade nordestina, visando criar as condições materiais e politicas de um possível desenvolvimento sustentável. Apesar da mudança dos padrões vulneráveis prevalecentes no mundo rural nordestino ter sido obstruída por muitos fatores, entre eles os vinculados ao próprio modelo de desenvolvimento em vigência, no presente trabalho abordamos o que coube aos Cursos das Ciências Agrarias neste processo. Tentamos desvendar a importância que a adoção de uma Politica Agrícola calçada no padrão de desenvolvimento convencional teve para a modernização da agricultura no Brasil e como esta opção de desenvolvimento agrícola influenciou os pianos educacionais aplicados nas LES das Ciências Agrarias, tomando como universo-amostra de estudo os cursos que existem na UFPB. Finalmente, indicamos a relevância que a formulação e execução de uma orientação educacional ativa teria, entre outros, para a formação dos profissionais das Ciências Agrarias, visando a promoção de um desenvolvimento agrícola sustentável na região Nordeste, sem necessariamente situar-se na contramão da Politica Educacional do pais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.-
dc.titleA formação dos profissionais das ciências agrárias na UFPB: desafios e perspectivas.pt_BR
dc.date.issued1997-10-
dc.description.abstractAt present the materialistic and reductionism idea has largely been discussed and criticized. It is caused by capitalist progress model. It has been confirmed, since sixties, that the communities and excluded productive segments pass through this vulnerable situation. This is an opportunity to reflect deeply the central aspects of Northeast reality from a new angle to develop the political and materielistic conditions of possible sustaintable development. The Northeast rural world, in spite of changing prevailing vulnerable patterns, has been blocked by many factors such as the ones related to suitable model of developmental state. In the present work, we approach those courses that fitted the Agrarian Sciences within this process. We tried to reveal the adoption's importance of an agriculture politics based upon conventional development pattern, which was responsible for agricultural modernization in Brazil. We also emphasis how this agriculture development choice influenced the Educational plans applied to Higher learning Institutes in Agrarian Sciences. The sample universe of studies is based upon the ones that exist in UFPB. Finally, we indicate that the fonnulation and execution importance of an active educational orientation would be, among others, very important for the professional Agrarian Sciences formation, considering the agriculture sustaintable development promotion in Northeast region without necessarily being against the National Educational Politics.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4621-
dc.date.accessioned2019-07-02T14:31:27Z-
dc.date.available2019-07-02-
dc.date.available2019-07-02T14:31:27Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSociologia Rural.-
dc.subjectPolítica Educacional - Reforma Universitária.-
dc.subjectFormação Profissional - Instituições de Ensino Superior - UFPB.-
dc.subjectPolíticas Agrícolas - Nordeste - Brasil.-
dc.subjectEducational Policy - University Reform.-
dc.subjectTraining - Higher Education Institutions - UFPB.-
dc.subjectAgricultural Policies - Northeast - Brazil.-
dc.subjectRural Sociology.-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Silvana Eloisa da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe training of agricultural science professionals in the UFPB: challenges and perspectives.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Silvana Eloisa da Silva. A formação dos profissionais das ciências agrárias na UFPB: desafios e perspectivas. 1997. 187f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil,1997.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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