Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4626
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALEXANDRE, G. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9503662329360682pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1RAMOS, Luisa de Marillac.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoO objeto de estudo deste trabalho é a atuação do pedagogo no âmbito hospitalar e, tem como objetivo geral analisar as contribuições do pedagogo neste espaço não escolar. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa desenvolveu-se durante a vigência do projeto de extensão “Integração ensino- serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados” e, constou de duas etapas: um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. O locus da pesquisa foi o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB). Os sujeitos da pesquisa foram crianças e adolescentes atendidos no HUJB. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e o diário de campo. A abordagem foi do tipo qualitativa. Quanto aos resultados as informações aqui registradas em função da participação no projeto de extensão, mostram a importância das práticas pedagógicas no hospital, como ações que colaboram positivamente para o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente hospitalizado. Por meio desta pesquisa, vimos reiterar o relevante trabalho que o pedagogo realiza em prol da formação integral do sujeito hospitalizado. Este profissional realiza uma prática educativa voltada para o desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente, além de estar intrinsicamente ligada a afetividade e a sensibilidade do estado emocional em que se encontra o paciente. Por esses fatores delicados inerentes ao processo de hospitalização, o pedagogo para atuar nessa área necessita de uma formação contínua para atender as necessidades, habilidades e potencialidades de cada sujeito hospitalizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado.pt_BR
dc.date.issued2018-07-26-
dc.description.abstractThe object of study of this work is the performance of the pedagogue in the hospital scope, its general objective is to analyze the contributions of the pedagogue in this non-school space. Regarding the methodological course, this research was developed during the validity of the extension project "Teaching-service integration in the humanization of the care of hospitalized children and adolescents", consisted of two stages, a bibliographical survey and a field research, of the type study of In this case, the locus of the research was the University Hospital Júlio Bandeira (HUJB), the subjects of the research were children and adolescents attended at HUJB, the instruments of data collection were the participant observation and the field diary, the approach was of the qualitative type . Regarding the results, the information registered here due to the participation in the extension project, show the importance of the pedagogical practices in the hospital, as actions that contribute positively to the development process of children and adolescents hospitalized. Through this research, we have reiterated the relevant work that the pedagogue accomplishes in favor of the integral formation of the hospitalized subject. This professional performs an educational practice focused on the cognitive development of children and adolescents, in addition to being intrinsically linked to the affectivity and sensitivity of the emotional state in which the patient is. Because of these delicate factors inherent to the hospitalization process, the pedagogue to act in this area needs continuous training to meet the needs, abilities and potentialities of each hospitalized subject.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4626-
dc.date.accessioned2019-07-02T16:29:08Z-
dc.date.available2019-07-02-
dc.date.available2019-07-02T16:29:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectCriança e adolescentept_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas no hospitalpt_BR
dc.subjectHospital pedagogypt_BR
dc.subjectChild and teenagerpt_BR
dc.subjectPedagoguept_BR
dc.subjectPedagogical practices in the hospitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALEXANDRE, Geórgia Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHospital pedagogy: the contribution of the pedagogue to the integral development of hospitalized children and adolescents.pt_BR
dc.identifier.citationALEXANDRE, Geórgia Gonçalves. Pedagogia hospitalar: a contribuição do pedagogo ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente hospitalizado. 2018. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEÓRGIA GONÇALVES ALEXANDRE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfGeórgia Gonçalves Alexandre. Monografia Pedagogia. CFP 2018.544.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.