Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4633
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, Y. M. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5692475923023434pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Silvana Vieira de.
dc.contributor.referee2CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo discutir possibilidades de usos das fontes iconográficas nos livros didáticos do sétimo ano do nível fundamental II, entendendo-as como uma forma de linguagem para a prática da docência em História e a verificação da aprendizagem dos conteúdos pelos discentes que utilizam os livros didáticos no seu dia-a-dia. A partir de nossas experiências na Educação Básica, compreende-se que o ensino de História ainda está pautado na utilização de poucos recursos metodológicos em sala de aula. Portanto, a utilização de imagens em sala de aula pelos alunos, faz com que essa disciplina se torne na prática uma absorção de conhecimentos para além da leitura do texto escrito. A pesquisa partiu do levantamento das imagens de Debret, objetivando contribuir para o debate historiográfico educacional, na medida em que as fontes estudadas possam fornecer novas explicações frente aos conteúdos específicos de História nos livros didáticos, possibilitando também entender a dinâmica atual da educação e suas perspectivas futuras. Por isso, a fonte iconográfica passa a ter uma utilidade eficaz e plausível, além de uma mera ilustração, ela passa a ser propriamente um recurso metodológico a ser interpretada para a compreensão histórica. Para referenciar nossa discussão, usamos autores como Circe Bitencourt, Marlene Grillo, José Barros de Assunção, Manoel Ivan, Fonseca, Vanessa de Lima, Litz, Selbach dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleAs pinturas de Jean Baptiste Debret como linguagem pedagógica nos livros didáticos de história do sétimo ano.pt_BR
dc.date.issued2018-12-17
dc.description.abstractThe purpose of this study is to discuss possibilities of use of iconographic sources in the seventh year textbooks of fundamental level II, understanding them as a form of language for History teaching and for the verification of the contents learning by the students who use the textbooks in their daily lives. From our experiences in Basic Education, it is understood that History teaching is still based on the use of few methodological resources in the classroom. Therefore, the use of images in the classroom by students makes this discipline, in practical terms, an absorption of knowledge beyond reading the written text. The research was based on Debret’s study of images, aiming to contribute to the educational historiographic debate, insofar as the sources studied can provide new explanations regarding the specific contents of History in textbooks, also making it possible to understand the current dynamics of education and its future perspectives. Therefore, the iconographic source has an effective and plausible utility, much more than a mere illustration, it becomes properly a methodological resource to be interpreted for understanding History. To refer to our discussion, we use authors such as Circe Bitencourt, Marlene Grillo, José Barros de Assunção, Manoel Ivan, Fonseca, Vanessa de Lima, Litz, Selbach among others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4633
dc.date.accessioned2019-07-02T17:41:01Z
dc.date.available2019-07-02
dc.date.available2019-07-02T17:41:01Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória - ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectLeitura de imagenspt_BR
dc.subjectFontespt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectHistory - teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectReading imagespt_BR
dc.subjectSourcespt_BR
dc.subjectschoolingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Yonnara Marcelia Dias.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe paintings of Jean Baptiste Debret as pedagogical language in the seventh year history textbooks.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Yonnara Marcelia Dias. As pinturas de Jean Baptiste Debret como linguagem pedagógica nos livros didáticos de história do sétimo ano. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YONNARA MARCELIA DIAS ALVES - TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 2018.pdfYonnara Marcelia Dias Alves - TCC. Licenciatura Plena em História. 2018.998.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.