Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4634
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABREU, N. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5684636137149117pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Silvana Vieira de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, Silvana Vieira de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8467882133018162pt_BR
dc.contributor.referee1BANDEIRA, Francinaldo de Souza.
dc.contributor.referee2SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.description.resumoA finalidade deste estudo é analisar a cantoria nordestina como expressão cultural do povo do sertão paraibano entre os anos de 1973 e 2000, problematizando suas formas de apresentação e representação: o pé-de-parede e o festival. Analisando os discursos produzidos sobre a cantoria ao longo do tempo, sua dinamicidade cultural e as vivências dos sujeitos desta tradição, objetivamos mostrar que a cantoria representa a identidade sertaneja através do improviso poético oral dos cantadores. Na literatura dialogamos com autores como Foucault (1996), Zumthor (1993), Ginzburg (1987) Muniz (2006) e Ramalho (2000). Como metodologia recorremos às falas dos cantadores e dos apologistas por meio da história oral assim como lançamos mão de imagens fotográficas e afins. A Cantoria surgiu na Serra do Teixeira-PB entre fins do século XVIII e inicio do século XIX. Nessa época ocorreram as primeiras cantorias de pé-de-parede de que se têm notícias, que se espalham por todo o sertão nordestino. Em 1973 acontece em Cajazeiras-PB o primeiro festival de cantoria do sertão da Paraíba, marco na urbanização da cantoria, que completa seu ciclo na década de 2000.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.title“Cante poeta o que sinto e não posso cantar”: a cantoria nordestina como meio de expressão cultural do sertão paraibano (1973-2000).pt_BR
dc.date.issued2018-12-04
dc.description.abstractThis study's purpose is to analyze northeastem singing or cantoria as a cultural expression of the people of the Sertão Paraibano between this years of 1973 and 2000, problematizing theirs modes of political representation: pé- de -parede and the festival . Analyzing the discourses produced on the singing over time, its cultural a dynamic and the experiences of the subjects of this tradition, we aim to show that the singer represents and identity of the country through the improvise oral poetry of the singers. In the literature, we talk with authors like Foucault (1996), Zumthor (1993), Ginzburg (1987) Muniz (2006) and Ramalho (2000). As a methodology, we refer to the speeches of the singers and apologists through the history now, just as we use photographic and related images. The singing emerged in the Serra do Teixeira-PB between the late eighteenth and early nineteenth centuries. At that time, there were the first songs of wall-to-wall of which you have news, that spread by all the Northern interior. In 1973 , takes place in Cajazeiras-PB the first song festival of the Paraíba Sertão , was a watershed in the urbanization of the singing that completes the cycle in the decade of 2000.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4634
dc.date.accessioned2019-07-02T19:22:06Z
dc.date.available2019-07-02
dc.date.available2019-07-02T19:22:06Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCantoria nordestinapt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectPé-de-paredept_BR
dc.subjectFestival de cantoriapt_BR
dc.subjectCantos popularespt_BR
dc.subjectNortheastern singingpt_BR
dc.subjectLocal historypt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectSinging festivalpt_BR
dc.subjectPopular Cornerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Naiara Andrade de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative"Sing poet what I feel and I can not sing": the northeastern cantor as a cultural expression of the Sertão Paraibano (1973-2000).pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Naiara Andrade de. “Cante poeta o que sinto e não posso cantar”: a cantoria nordestina como meio de expressão cultural do sertão paraibano (1973-2000). 2018. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAIARA ANDRADE DE ABREU - TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA 2018.pdfNaiara Andrade de Abreu - TCC. Licenciatura Plena em História 2018.2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.