Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4639
Title: Dizibilidades e visibilidades sobre as relações étnicos raciais mediante a concepção dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Crispim Coelho acerca da história afro-brasileira - Cajazeiras - PB.
Other Titles: Possibilities and visibilities about racial ethnic relations through the conception of the high school students of the State School Prof. Crispim Coelho on Afro-Brazilian history - Cajazeiras - PB.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Maria de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FORTUNATO, Maria Lucinete.
???metadata.dc.contributor.referee2???: UHLE, Ana Rita.
Keywords: Educação - História;História afro-brasileira - Cajazeiras-PB;Relações étnico-raciais;Education - History;Afro-Brazilian History - Cajazeiras-PB;Ethnic-racial relations
Issue Date: 31-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Maria de Sousa. Dizibilidades e visibilidades sobre as relações étnicos raciais mediante a concepção dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Crispim Coelho acerca da história afro-brasileira - Cajazeiras - PB. 2016. 65f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho intitulado: “Dizibilidades e Visibilidades sobre as relações étnicos raciais mediante a concepção dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Crispim Coelho”, vem tratar acerca da História Afro-brasileira em Cajazeiras – PB. Ele tem como objetivo analisar a forma que essa temática é entendida pelos alunos, ou seja, o que os alunos vislumbram a respeito das relações étnico raciais tendo como base o ensino de História. Partimos do pressuposto de que esse público, segundo os referenciais curriculares, está se construindo enquanto sujeito crítico para atuar na sociedade. No entanto, percebemos que existem muitas lacunas nesse sentido. Por isso, a pesquisa se preocupou em analisar os documentos curriculares, palco das discussões das relações étnicos raciais e a Lei 10.639/03, os PCNs, o PPP, bem como as Questões Étnicos Raciais referentes à formação de professores. Além disso, nos preocupamos em entender o conceito que fazem das diferenças e o preconceito, dando enfoque ao que pensam os discentes sobre esses temas. A metodologia escolhida para tais discussões teve como base a pesquisa colaborativa que, ao mesmo tempo, permite o acesso às informações e ao contato direto com o alunado, que também possibilita a mediação e a troca de conhecimentos, escolhemos então, as entrevistas e a realização das oficinas. Dessa forma, as problematizações levantadas na pesquisa permitiram identificar a concepção dos educandos, tendo em vista o aspecto étnico racial em seus diversos olhares, onde se pode perceber o distanciamento entre os conhecimentos referenciados pelo currículo e pelas diretrizes no que diz respeito ao ensino de História e do conhecimento apropriado pelos alunos no ambiente escolar.
Abstract: The work entitled by: Utterabilities and Visibilities about the racial ethnic relations through the conception of the high school students of the State School Prof. Crispim Coelho about the African-Brazilian History - Cajazeiras - PB, aims to examine how this theme is understood by the students, or the students envision about racial ethnic relations based on the teaching of history. Our starting point is that the public is being built as a subject critical to act on society and in it, according to the curriculum frameworks. However, we realize that there are many gaps in that relation. Therefore, the research has bothered to analyze the curriculum documents, the stage of the discussions on racial ethnic relations and the Law 10.639 / 03, the PCNs, the PPP and the Ethnic Racial Issues relating to Teacher Education. Also, we take care to understand the concept of difference and prejudice focusing what the students think about these topics. The methodology chosen for such discussions was based on collaborative research, that at one time allowing access to information and interviewees also allows the mediation and the exchange of knowledge, we chose then, in addition to interviews conducting workshops. Thus, the problems found in the survey helped to identify the students’ conception, in view of the racial ethnic aspect in their different looks, making it possible to realize the gap between the knowledge given by the curriculum and the guidelines, with regard to the teaching of history, knowledge appropriate for students in the school environment.
Keywords: Educação - História
História afro-brasileira - Cajazeiras-PB
Relações étnico-raciais
Education - History
Afro-Brazilian History - Cajazeiras-PB
Ethnic-racial relations
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4639
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE SOUSA ABREU - MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2016.pdfMaria de Sousa Abreu - Monografia História. CFP 2016642.74 kBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.