Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4647
Title: Percepção dos professores sobre o uso dos jogos nas aulas de matemática da educação fundamental em duas escolas rurais do município de Serra Branca no semiárido paraibano.
Other Titles: Teachers' perception about the use of games in basic education mathematics classes in two rural schools in the municipality of Serra Branca in the semi-arid region of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Alanice Josina de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Ana Luiza Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARRETO, Aldinete Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CRUZ, Kátia Carina Mesquita.
Keywords: Educação matemática;Jogos matemáticos;Estudo de percepção;Mathematics education;Mathematical games;Perception study
Issue Date: 30-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Alanice Josina de. Percepção dos professores sobre o uso dos jogos nas aulas de matemática da educação fundamental em duas escolas rurais do município de Serra Branca no semiárido paraibano. 2018. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho resulta de pesquisa sobre a utilização dos jogos para o ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos nas aulas de matemática, nas séries inicias do Ensino Fundamental, oferecidas pelos professores aos alunos de Escolas de Ensino Fundamental da zona rural do Município de Serra Branca, no Cariri paraibano. Esta pesquisa teve por objetivo analisar os efeitos dos jogos aplicados em sala de aula no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, nos conteúdos de Matemática. Assim, inicialmente, realizou-se uma reflexão sobre as situações didáticas em que os professores utilizam os jogos. Para tanto, seguiu-se a metodologia, que teve a realização de entrevistas com professores Ensino Fundamental - Anos Iniciais. O perfil dos professores dessa pesquisa foi considerado bom, mas o município necessita dar um maior incentivo de recursos para as instituições que atuam neste nível de ensino.
Abstract: The present work results from research on the use of games for teaching-learning of mathematical contents in mathematics classes, in the initial grades of Elementary School, offered by teachers to Elementary School students in the rural area of the Municipality of Serra Branca, in Cariri Paraíba. This research had the objective of analyzing the effects of games applied in the classroom in Elementary School - Initial Years, in the contents of Mathematics. Thus, initially, a reflection was made on the didactic situations in which the teachers use the games. For that, the methodology followed, which had the accomplishment of interviews with professors Fundamental Teaching - Initial Years. The teachers' profile of this research was considered good, but the municipality needs to give a greater incentive of resources to the institutions that work at this level of education.
Keywords: Educação matemática
Jogos matemáticos
Estudo de percepção
Mathematics education
Mathematical games
Perception study
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4647
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANICE JOSINA DE SOUSA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018..pdfAlanice Josina de Sousa - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018.1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.