Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4648
Title: Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB.
Other Titles: Environmental education in the conception of science teachers in the municipality of Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: PAIVA, Alba Josifina Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAMOS, Andrea Augusta de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
Keywords: Educação ambiental;Estudo de percepção;Concepção de professores;environmental education;Perception study;Teacher conception
Issue Date: 18-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PAIVA, Alba Josifina Araújo. Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB. 2018. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4648
???metadata.dc.description.resumo???: As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos. Sendo assim, a incorporação da questão ambiental no cotidiano das pessoas pode propiciar uma nova percepção das relações entre o ser humano, a sociedade e a natureza e promover uma reavaliação de valores e atitudes na convivência coletiva e individual, assim como reforçar a necessidade de ser e agir como cidadão na busca de soluções para problemas ambientais locais e nacionais que prejudiquem a qualidade de vida. Nesse contexto, a escola é um local propício para o desenvolvimento de projetos com enfoque educativo e relacionado ao ambiente em que vivemos. Nessa perspectiva a presente pesquisa “A Educação Ambiental através dos relatos dos professores de Ciências do Município de Sumé – PB”, tem como objetivo identificar como a educação ambiental está sendo trabalhada no ensino de ciências na rede municipal de ensino do município de Sumé –PB, através dos relatos dos professores de ciências.A pesquisa é do tipo exploratório -descritiva com abordagem qualitativa, através de técnica de pesquisa de campo, especificamente de levantamento, com utilização de instrumental em forma de questionário. Com a pesquisa obtivemos a opinião dos professores da Rede Pública de ensino do município de Sumé sobre a importância de se trabalhar a Educação Ambiental nas escolas. As respostas foram bem reveladoras como contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com as questões ambientais, com ações voltadas a sustentabilidade e ao respeito ao meio ambiente, bem como melhorar a qualidade do ensino, formar cidadãos mais comprometidos com as questões ambientais.
Abstract: Environmental issues are increasingly present in everyday life, however, environmental education is essentialat all levels of educational processes and especially in the earlyyears of schooling, since it is easier to raisechildren's awareness of environmentalissuesthan the adults. Thus, incorporating the environmentalissueintopeople'sdailylives can foster a new perception of the relationships between humanbeings, society and nature and promote a reassessment of values and attitudes in collective and individual coexistence, as well as reinforce the need to be and acting as a citizen in the search for solutions to local and nationalenvironmentalproblems that affect the quality of life. In this context, the school is a propitiousplace for the development of projects with educationalfocus and related to the environment in which we live. In this perspective, the present research "Environmental Education through the reports of the teachers of Sciences of the Municipality of Sumé - PB", aims to identify how the environmental education is beingworked in the teaching of science in the municipal network of education of the municipality of Sumé. , through the reports of scienceteachers. The research is of the exploratory - descriptivetype with qualitative approach, through a fieldresearchtechnique, specificallysurvey, with the use of instruments in the form of a questionnaire. With the research we obtained the opinion of the teachers of the Public School of Education of the municipality of Sumé on the importance of working Environmental Education in schools. The responses were very revealing as they contribute to the formation of citizenswho are more aware and committed to environmentalissues, with actions aimed atsustainability and respect for the environment, as well as improving the quality of education, training citizens more committed to environmentalissues.
Keywords: Educação ambiental
Estudo de percepção
Concepção de professores
environmental education
Perception study
Teacher conception
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4648
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBA JOSIFINA ARAÚJO PAIVA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfAlba Josifina Araújo Paiva - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018334.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.