Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4649
Title: Refletindo sobra a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.
Other Titles: Reflecting on financial education from teachers' conceptions: social and methodological implications.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Aline Cordeiro da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, José Luiz.
Keywords: Educação financeira;Formação crítica;Matemática contextualizada;financial education;Critical training;Contextualized Mathematics
Issue Date: 20-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobra a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4649
???metadata.dc.description.resumo???: O tema desse artigo se justifica pelo fato de ser comum em nosso cotidiano relacionar Educação Financeira diretamente à situações financeiras nas quais exige tomada de decisões adequadas e conscientes. Diante disso temos como questão fundamental: Qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira na atualidade? Nesse sentido, surgiu a necessidade de pesquisar e refletir sobre esse tema na atualidade, mas um ensino voltado para um olhar crítico, onde o tema Educação Financeira é trabalhado de modo a levar os alunos a questionar fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta para este estudo delineamos como objetivo geral compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira na atualidade. Nesse trabalho, utilizamos trabalhos com enfoque semelhante e documentos oficiais da educação como Orientações Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Fizemos uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário, composto por dez perguntas. No nosso trabalho buscamos mostrar que a Educação Financeira não é simplesmente operacional, acreditamos que assuntos relacionados a ela, podem contribuir para formação matemática crítica dos alunos, promovendo reflexões no seu cotidiano não apenas ao se deparar com procedimentos financeiros, mas com questões sociais, políticas, econômicas, entre outros, pois a Educação Financeira não se limita a finanças.
Abstract: The theme of this article is justified by the fact that it is common in our daily life to relate Financial Education directly to financial situations in which it requires adequate and conscious decision making. Faced with this, we have as a fundamental question: What is the view of primary school teachers about the importance of Financial Education today? In this sense, the need arose to research and reflect on this topic nowadays, but a teaching focused on a critical eye, where the theme Financial Education is worked in order to lead the students to question facts of their daily life. From the question proposed for this study we outline the general objective to understand the teachers' perceptions about the importance of Financial Education in the present time. In this work, we use works with a similar approach and official education documents as National Curricular Guidelines, National Curricular Parameters for Elementary Education and Complementary Educational Guidelines to National Curricular Parameters. We did a qualitative research, developed with two teachers of the final years of elementary school in the city of Monteiro in Cariri Paraibano. As for the procedures, the data collection was done through a questionnaire, composed of ten questions. In our work we seek to show that Financial Education is not simply operational, we believe that subjects related to it can contribute to critical mathematical formation of students, promoting reflections in their daily lives not only when faced with financial procedures but with social, political , economic, among others, since Financial Education is not limited to finances.
Keywords: Educação financeira
Formação crítica
Matemática contextualizada
financial education
Critical training
Contextualized Mathematics
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4649
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE CORDEIRO DA SILVA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfAline Cordeiro da Silva - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018299.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.