Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653
Title: A avaliação no processo didático e suas influências.
Other Titles: The evaluation in the didactic process and its influences.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MENEZES, Marcus Bessa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEITE, José Irelânio Ataíde.
Keywords: Avaliação - educação;Didática;Processo didático;evaluation - education;Didactics;Teaching process
Issue Date: 21-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael. A avaliação no processo didático e suas influências. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa consiste em Investigar a Avaliação e suas Influências nos Fenômenos Didáticos, da Transposição Didática e do Contrato Didático na sala de aula de Matemática. Sendo por tanto, desenvolvida na Escola Agrotécnica de Sumé, Paraíba, esta por sua vez da rede pública do município. A coleta de dados na forma de observação, gravação e anotação sendo o ambiente da pesquisa a própria sala de aula do professor observado. Os dados da pesquisa foram analisados levando em consideração os pressupostos teóricometodológicos da Análise de Conteúdo de Chevallard e Josep Gascón por meio dos grupos e subgrupos da Teoria Antropológica do Didático. O ambiente escolar foi propício para que compreendêssemos o cotidiano escolar com suas múltiplas e diversificadas realidades. Como resultados, a pesquisa nos revela os possíveis fatores aos quais leva-nos a acreditar que a Avaliação Influência no Processo Didático. É evidente que os aspectos qualitativos da avaliação não são considerados eficientes para o diagnóstico final tanto do ponto de vista pessoal do professor quanto para questões administrativas da escola. Os dados também nos evidenciam que não é possível haver um modelo padrão de avaliação porque a realidade de cada indivíduo varia com o seu tempo e modo de aprender, bem como o comportamento disciplinar. A pesquisa ainda aponta que o professor acredita ser indispensável à prova como forma de avaliação, logo isso é tido como uma norma, forma de cumprir com o seu dever e determinações da administração e não pela preocupação de fazer com que o aluno reflita.
???metadata.dc.description.resumen???: El objetivo de esta investigación consiste en Investigar la Evaluación y sus Influencias en los Fenómenos Didácticos, de la Transposición Didáctica y del Contrato Didáctico en el aula de Matemáticas. Siendo por tanto, desarrollada en la Escuela Agrotécnica de Sumé, Paraíba, ésta a su vez de la red pública del municipio. La recolección de datos en la forma de observación, grabación y anotación siendo el ambiente de la investigación la propia sala de clase del profesor observado. Los datos de la investigación fueron analizados tomando en consideración los presupuestos teórico-metodológicos del Análisis de Contenido de Chevallard y Josep Gascón por medio de los grupos y subgrupos de la Teoría Antropológica del Didáctico. El ambiente escolar fue propicio para que comprendiéramos el cotidiano escolar con sus múltiples y diversificadas realidades. Como resultados, la investigación nos revela los posibles factores a los que nos lleva a creer que la Evaluación Influencia en el Proceso Didáctico. Es evidente que los aspectos cualitativos de la evaluación no se consideran eficientes para el diagnóstico final tanto desde el punto de vista personal del profesor y para cuestiones administrativas de la escuela. Los datos también nos demuestran que no es posible que haya un modelo estándar de evaluación porque la realidad de cada individuo varía con su tiempo y modo de aprender, así como el comportamiento disciplinario. La investigación todavía apunta que el profesor cree ser indispensable a la prueba como forma de evaluación, luego eso se considera como una norma, forma de cumplir con su deber y determinaciones de la administración y no por la preocupación de hacer que el alumno reflexione.
Keywords: Avaliação - educação
Didática
Processo didático
evaluation - education
Didactics
Teaching process
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4653
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁLISON MÁRCIO RAFAEL NASCIMENTO - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfÁlison Márcio Rafael Nascimento - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018446.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.