Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4656
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289751670662747pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Fabiano Custódio.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee2RAMOS, Andréa Augusta de Morais.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.silva3-
dc.description.resumoAs estratégias de convivência com o Semiárido precisam ter uma atenção maior diante das fragilidades hídricas que caracterizam a região, como o manejo sustentável do manancial e a valorização da captação, armazenamento e gestão da água da chuva para a produção apropriada. As tecnologias hídricas alternativas de captação e armazenamento de água da chuva para a produção e o consumo humano são mecanismos que viabilizam essa convivência com o semiárido de maneira harmônica. Dessa forma, nossa pesquisa intitulada “A Educação Contextualizada no Âmbito do Programa Cisternas de Placas no Cariri Paraibano”, tem como objetivo identificar as ações de Educação Contextualizada existente no Programa Cisternas de Placas, e como essa educação é assimilada pelos agricultores beneficiários do Programa. A pesquisa de campo foi realizada na zona rural do município de Sumé, no cariri ocidental da Paraíba, onde identificamos os sujeitos envolvidos e aplicamos os questionários como técnica de pesquisa à 20 beneficiários de um total de 500 já beneficiados pelo Programa nesse município, especificamente nas comunidades de Craibeiras, Jurema, Junco, Perímetro Irrigado, Várzea da Roça e Laginha. Verificamos a importância desse Programa enquanto política pública voltada para a Convivência com o Semiárido e a importância das capacitações/formações para que possamos identificar com quais sujeitos estamos lidando e conhecer melhor a realidade de cada um. Uma riquíssima troca de conhecimento, entre o popular e o científico, fazendo-se assim de fato uma política eficaz, não apenas na parte técnica da tecnologia, mas na formação de possibilitar a cada beneficiário, agricultor do nosso Semiárido, conhecer suas próprias potencialidades, e a enxergar o nosso Semiárido como um berço de possibilidades e não de atraso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA educação contextualizada no âmbito do programa cisternas de placas no cariri paraibano.pt_BR
dc.date.issued2018-05-
dc.description.abstractStrategies of coexistence with the semiarid need to have a bigger attention against water fragility which characterize the region, like sustainable management of the water source and the captation appreciation, storage and management of rainwater for appropriate production. Alternative water technologies for collecting and storing rainwater to production and human consumption are mechanisms that make this coexistence with the semiarid in a harmonious way. Thus, our research titled "Contextualized Education in the Scope of the Plate Cisterns Program in Cariri Paraibano", aims to identify the Contextualized Education actions in the Plates Cisterns Program and how this education is assimilated by the Program beneficiaries. Field research was carried out in the rural area of Sumé municipality, in the western cariri of Paraíba, where we identified the subjects involved and applied the questionnaires as research technique to 20 beneficiaries in a total of 500 already benefited by the Program in this municipality, specifically in the communities of Craibeiras, Jurema, Junco, Perímetro Irrigado, Várzea da Roça e Laginha. We verified the importance of this Program as a public policy focused on Living with the Semiarid and the importance of practicing / training so that we can identify which subjects we are dealing with and to know better the reality of each one. A very rich exchange of knowledge, between the popular and the scientific, making it an effective policy, not only in the technical part of technology, but in the formation of enabling each beneficiary, farmer of our Semiarid, to know their own potentialities, and to see our Semiarid as a cradle of possibilities and not a delay.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4656-
dc.date.accessioned2019-07-03T13:36:43Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-03T13:36:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectPrograma cisternas de placaspt_BR
dc.subjectConvivência com o semiárido-cariri paraibanopt_BR
dc.subjectContextual educationpt_BR
dc.subjectLicense Plate Tankspt_BR
dc.subjectLiving with the semi-arid-Cariri paraibanopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Charlene Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe education contextualized in the scope of the program cisternas of plates in the Cariri paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Charlene Sousa. A educação contextualizada no âmbito do programa cisternas de placas no cariri paraibano. 2018. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4656pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHARLENE SOUSA SILVA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfCharlene Sousa Silva - TCC Esp. Ens. Ciências da Natureza e Matemática 2018466.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.